Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/27410
Title: Descrição da ressonância magnética nas doenças desmielinizantes da coorte pediátrica acompanhada em ambulatório especializado no Rio de Janeiro
Advisor: Salles, Tânia Regina Dias Saada
Authors: Ignez, Lúcio José de Santa
Coadvisor: Souza, Andrea Silveira dea
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Objetivo: Descrever as características das imagens de Ressonância Magnética (RM) dos pacientes com Denças Desmielinizantes Adquiridas (DDA) [(Esclerose Múltipla (EM), Neuromielite Óptica (NMO), Encefalomielite Disseminada Aguda (ADEM) e Síndrome Clínica Isolada (CIS)] acompanhados em ambulatório especializado em um centro de referência pediátrico. Métodos: estudo descritivo e retrospectivo de uma coorte de pacientes pediátricos com DDA até 18 anos e que possuam exame de RM de encéfalo e medula. Foram incluídas imagens realizadas em aparelhos de 1.5 ou 3 Tesla, sendo excluídas as de má qualidade que impediam a avaliação. Foram descritas as características radiológicas das lesões utilizando-se os critérios de McDonald de 2010 quanto à localização e à impregnação pelo meio de contraste. Resultados: 23 pacientes incluídos, 55% do sexo feminino. Idade média de 7,7 anos no primeiro surto. O diagnóstico mais comum foi CIS (35%), seguida de EM (30%), NMO (17%) e ADEM (17%). O tempo médio até o diagnóstico foi de 1,3 anos. Os pacientes com ADEM apresentaram resolução completa ou parcial das lesões; na EM as lesões localizavam-se predominantemente no encéfalo e três pacientes tinham lesões captantes na última RM. Todos os pacientes com NMO apresentaram lesões medulares extensas e dois tiveram neurite óptica. Todos os pacientes com CIS evoluíram com melhora radiológica. Conclusão: Os pacientes com ADEM e CIS apresentaram diminuição das lesões, ao contrário daqueles com EM e NMO.
keywords: Doenças Desmielinizantes
Imagem de Ressonância Magnética
IRM
Crianças
Issue Date: 2017
Citation: IGNEZ, Lúcio José de Santa. Descrição da ressonância magnética nas doenças desmielinizantes da coorte pediátrica acompanhada em ambulatório especializado no Rio de Janeiro. 2017. 88 f. Dissertação (Mestrado em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher)-Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2017.
Date of defense: 2017
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz
Program: Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher
Copyright: open access
Appears in Collections:IFF - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lucio_ignez_iff_mest_2017.pdf4.71 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.