Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/28056
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
- COC - Artigos de Periódicos [1108]
Metadata
Show full item record
TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN, COMPETENCIA EN INFORMACIÓN E INCLUSIÓN SOCIAL EN LA BIBLIOTECA PÚBLICA: UN ESTUDIO EN LA BIBLIOTECA PARQUE DE MANGUINHOS
Tecnologia da Informação e Comunicação
Competência informacional
Biblioteca Parque
Tecnología de Información y Comunicación
Alfabetización Informacional
Biblioteca Parque
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Abstract in Portuguese
Este estudo focaliza o tema da competência em informação com o uso das tecnologias
de informação e comunicação (TICs) em bibliotecas públicas, considerando
a formação do cidadão/usuário e a atuação do profissional bibliotecário. Outro
aspecto destacado no estudo é a relação entre a biblioteca e a comunidade local,
apresentando as novas tendências identificadas na literatura sobre esta relação. O
estudo empírico focalizou uma experiência recente – a Biblioteca Parque de Manguinhos-, que atende a bairros da cidade do Rio de Janeiro
que se caracterizam por altos índices de pobreza e violência.
Entrevistas foram realizadas com gestores e bibliotecários,
e 81 questionários foram aplicados nos usuários. As análises
dos dados mostram grande interesse do usuário pela Internet
e o uso intenso e autônomo desta tecnologia, assim como
revelam algumas iniciativas da biblioteca que parecem estar
contribuindo tanto para o desenvolvimento da competência
em informação do usuário quanto para o fortalecimento dos
laços da biblioteca com a comunidade. Os dados também indicam,
entretanto, que alguns tipos de demandas e interesses
relacionados ao desenvolvimento da competência em informação
não estão sendo contemplados por ações específicas.
Da mesma forma, os dados sugerem que o envolvimento da
comunidade na biblioteca poderia ser dinamizado e diversificado.
Abstract
This study addresses the topic of information literacy using
information and communication technologies (ICTs) in public
libraries taking into account a citizen/user’s training and
librarians’ roles. Another topic highlighted in this study is
a public library-local community relation focusing on new
trends in literature regarding this relation. The empirical
study focused on a recent experience in the city of Rio de
Janeiro – at Biblioteca Parque de Manguinhos Library Park
–, which provides service to neighborhoods characterized
by high rates of poverty and of violence. We interviewed directors
and librarians, and administered a questionnaire to
users. Data analyses show that users are greatly interested in
using Internet. Data reveal that some of the Library’s initiatives
seem to be contributing to developing users’ information
competence and strengthening community-library bonds.
However, data also indicates that some types of users’ demands
are not being considered. Likewise, data suggests that
the community’s participation in the library could be intensified
or diversified.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este estudio aborda el tema de la alfabetización en información con el uso de tecnologías
de la información y comunicación (TIC) en las bibliotecas públicas, teniendo
en cuenta la formación del ciudadano/usuario y el rol de los bibliotecarios. Otro
tema destacado en el estudio es la relación entre la biblioteca pública y su comunidad
local, enfocando las nuevas tendencias de la literatura sobre esta relación. El estudio
empírico se centró en una experiencia reciente en la ciudad de Río de Janeiro
–en la Biblioteca Parque de Manguinhos–, que atiende a barrios que se caracterizan
por altas tasas de pobreza y violencia. Se realizaron entrevistas con los directores y
bibliotecarios y, además, se aplicaron cuestionarios a los usuarios. Los análisis de
los datos muestran que los usuarios tienen un gran interés por el uso de la Internet.
Los datos revelan también que algunas de las iniciativas de la biblioteca parecen
estar contribuyendo al desarrollo de la competencia en la información del usuario
y al fortalecimiento de los lazos entre la comunidad y la biblioteca. Los datos también
indican, sin embargo, que algunos tipos de demandas de los usuarios no están
siendo consideradas. Del mismo modo, los datos sugieren que la participación de la
comunidad en la biblioteca podría ser intensificada y diversificada.
Keywords in Portuguese
Biblioteca PúblicaTecnologia da Informação e Comunicação
Competência informacional
Biblioteca Parque
Keywords in Spanish
Biblioteca PúblicaTecnología de Información y Comunicación
Alfabetización Informacional
Biblioteca Parque
Share