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Title: Ciência, Arte e Cultura na Saúde
Other Titles: Science, Art and Culture in Health
Authors: Trajano, Valéria da Silva
Carvalho, Anna Cristina Calçada
Sawada, Anunciata Cristina Marins Braz
Araujo-Jorge, Tania C.
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: O processo educativo vigente dá grande ênfase aos comportamentos observáveis e promove a dissociação dos processos afetivos e cognitivos. O processo é fragmentado, com numerosas disciplinas e especializações ao longo dos anos formativos, acarretando a perda da visão do todo e das noções de multiplicidade dos educandos. Almejando reverter esse processo, a UNESCO propõe quatro pilares para a educação do futuro. Neste trabalho, por meio da experiência vivenciada no curso de especialização de Ciência, Arte e Cultura na Saúde (CACS), objetivamos demonstrar que o ensino baseado nessas interfaces corresponde às expectativas desse novo modelo de educação. Assim, discorremos sobre os quatro pilares da educação propostos pela UNESCO, ressaltando a importância da cultura no processo ensino-aprendizagem, assim como a potencialidade da religação desses saberes para propor um novo modelo de educação para o futuro. Em seguida apresentamos o CACS, seus referenciais teóricos, sua organização curricular (ementas das disciplinas e o processo avaliativo) e os resultados do curso de 2010 a 2016. Com a criação do CACS procuramos criar um novo modelo de curso de pós-graduação, lato sensu, que leva em consideração as percepções, os valores, os sentimentos, as representações sociais e as relações de poder entre sujeitos.
Abstract: The current educational process places great emphasis on observable behaviors and promotes the dissociation of affective and cognitive processes. The process is fragmented, with numerous disciplines and specializations throughout the formative years, causing the loss of an overall vision and the student’s notions of multiplicity. Aiming to reverse this process, UNESCO proposes four pillars for the education in the future. In this work, through the experience of the specialization course in Science, Art and Culture in Health (SACH), we aim to demonstrate that teaching based on these interfaces corresponds to the expectations of this new model of education. Thus, we discuss the four pillars of education proposed by UNESCO making a brief history of the relationship between Science and Art and highlighting the importance of culture in the teaching-learning process, as well as the potential of reconnecting this knowledge to propose a new model of education for the future. Next, we present the SACH, its theoretical references, its curricular organization (syllabuses of the subjects and the evaluation process) and the results of the course from 2010 to 2016. With the creation of the SACH we seek to create a new model of postgraduate course, lato sensu, which takes into account perceptions, values, feelings, social representations and power relations between subjects.
Keywords: Science
Art
Culture
Education
Health
keywords: Ciência
Arte
Educação
Cultura
Inclusão
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Estadual de Santa Catarina
Citation: TRAJANO, Valéria da Silva; et al. Ciência, Arte e Cultura na Saúde. Revista Educação, Arte e Inclusão, v.14, n.2, 18p, Abr./Jun. 2018.
DOI: 10.5965/19843178140220180134
ISSN: 1984-3178
Copyright: open access
Appears in Collections:IOC - Artigos de Periódicos
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