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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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ACIDENTES DE TRANSPORTE TERRESTRE: PERFIL E TENDÊNCIAS DOS ÓBITOS NO ESTADO DE PERNAMBUCO, NO PERÍODO DE 1998 A 2007
Farias, Tereza Ignês da Silva | Date Issued:
2010
Alternative title
Traffic accidents: profile and trends of deaths in the state of Pernambuco, in the period 1998 to 2007Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
As causas externas estão entre as principais causas básicas do óbito de grande parte das mortes em, praticamente, todos os países do mundo. Dentre as causas externas, os acidentes de transporte terrestre (ATT) são responsáveis por 12 por cento do total de mortes no planeta. Em 2004 o Brasil ocupou o quinto lugar no ranking mundial das taxas de mortalidade por ATT. Este estudo objetiva analisar a tendência e o perfil epidemiológico dos óbitos ocasionados por ATT e a taxa de motorização em Pernambuco, entre 1° de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2007. Realizou-se estudo descritivo e de tendência, com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, no que se refere aos óbitos e dados sobre a frota de veículos fornecidos pelo DETRAN-PE. Houve 14.594 óbitos por ATT no período estudado - média de 18,01 óbitos por 100 mil habitantes. Destacam-se: concentração dos eventos na população masculina, com 01 a 07 anos de estudo e faixa etária de 20 a 39 anos. Para a variável qualidade da vítima, os maiores coeficientes de mortalidade foram de pedestres, ocupantes de automóveis e motociclistas; e para tipos de acidente, as colisões obtiveram os maiores coeficientes. A análise de tendência entre 1998 e 2007 revelou que Pernambuco apresentou crescimento significativo dos coeficientes de mortalidade para as categorias motociclista e colisão, e diminuição destes para pedestre e outros tipos de acidentes. Houve crescimento nas taxas de motorização, entre 1998 e 2007 que passaram de 1,18 (motocicletas) e 10,08 (veículos totais) por 100 habitantes para 4,09 e 15,87, respectivamente. Considerando a magnitude e a relevância da análise dos ATT em Pernambuco, especialmente em nível local, para divulgação das informações entre gestores e profissionais de saúde, visando apoiar políticas e prevenção e redução desses eventos
Abstract
The external causes are amongst the main cause of death of a large proportion of
deaths in virtually every country in the world. Among the external causes, land
transport accidents (ATT) are responsible for 12% of all deaths in the planet. In 2004
Brazil held the fifth in the world ranking mortality rates ATT. this study aims to
analyze the trend and the epidemiological profile of deaths caused by ATT and the
motorization rate in Pernambuco, between 1st January 1998 to 31 December 2007.
Descriptive study was held and trend, with data from Mortality information system of
the Ministry of health as regards deaths and data about the vehicle fleet provided by
DETRAN-PE. There were 14,594 ATT deaths during the period studied – average
18.01 deaths per 100 000 inhabitants. Stand: concentration of events in the male
population, with 01 to 07 years of study and aged 40 to 49 years. To the variable
"quality of victim", the highest mortality coefficients were pedestrians, motorcyclists
and automobile occupants; and to "types of accident", collisions achieved the largest
coefficients. Trend analysis between 1998 and 2007 showed that Pernambuco grew
significant mortality coefficients for categories biker and collision, and receding for
pedestrian and other types of accidents. There has been growth rates of
motorization, between 1998 and 2007 which passed 1,18 (motorcycles) and 10.08
(total vehicles) per 100 inhabitants to 4,09 and 15,87 respectively. Considering the
magnitude and the importance of analysing the ATT in Pernambuco, especially at the
local level, to disseminate information among health professionals and managers,
aimed at supporting policies for prevention and reduction of these events.
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