Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30827
VIAGEM EDUCACIONAL E OFICINAS TEMÁTICAS COMO FERRAMENTAS DE FORMAÇÃO CONSTRUTIVISTA EM PSICOFARMACOLOGIA CLÍNICA
Viaje educativo y talleres temáticos como herramientas de formación constructivista en psicofarmacología clínica
Comunicação interdisciplinar
Educação em Saúde
Psicofarmacologia
Metodologia ativa
Interdisciplinary communication
Health Education
Psychopharmacology
Active methodology
Trafico ilicito de bienes culturales
Declaración Universal de los Derechos Humanos
Bienes culturales
Convenciones Internacionales para la Protección del Patrimonio Cultural
Campañas de Protección a los Bienes Culturales
Mattos, Mússio Pirajá | Date Issued:
2018
Alternative title
Educational journey and thematic workshops as a constructivist training tools in clinical psychopharmacologyViaje educativo y talleres temáticos como herramientas de formación constructivista en psicofarmacología clínica
Author
Affilliation
Universidade Federal do Oeste da Bahia. Centro das Ciências Biológicas e da Saúde. Barreiras, BA, Brasil.
Abstract in Portuguese
O construtivismo é uma teoria que permite conceber o conhecimento como algo que não é dado e sim construído, através de sua ação e da interação com o meio. Trata-se de um relato de experiência do uso da viagem educacional e oficinas temáticas no componente curricular psicofarmacologia clínica, como ferramentas de formação construtivista em saúde. A viagem educacional permitiu a integração emoção-razão a partir dos significados percebidos em contato com produções artísticas. A clínica tornou-se ampliada no cuidado a partir da prática biopsicossocial, da humanização e do desenvolvimento da inteligência emocional. As oficinas temáticas proporcionaram aprendizagens complexas e produção de dispositivos que permitiram a vivência do acolhimento, vínculo, comunicação, sensibilidade e empatia entre os sujeitos. A utilização dessas ferramentas foi assertiva por estimular a formação por meio de competências, interdisciplinaridade e aprendizagem significativa, além de tornar o ambiente em sala de aula agradável e contribuir para construção de um perfil profissional que cria permanentemente.
Abstract
The constructivism is a theory that allows us to conceive of knowledge as something that is not given but constructed through its action and interaction with the environment. This is an experience report of the use of educational journey and thematic workshops in the clinical psychopharmacology curriculum component as constructivist training tools in health. The educational journey allowed the integration of emotionreason from the meanings perceived in contact with artistic productions. The clinic has expanded into care from the biopsychosocial practice, the humanization and the development of emotional intelligence. The thematic workshops provided complex learning and production of devices that allowed the experience of the host, bond, communication, sensitivity and empathy between the subjects. The use of these tools was assertive for stimulating the training through skills, interdisciplinarity and meaningful learning, as well as making the classroom environment pleasant and contributing to the construction of a professional profile that creates permanently.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El constructivismo es una teoría que permite concebir el conocimiento como algo que no es dado y sí construido, a través de su acción y de la interacción con el medio. Se trata de un relato de experiencia del uso del viaje educativo y talleres temáticos en el componente curricular psicofarmacología clínica, como herramientas de formación constructivista en salud. El viaje educativo permitió la integración emoción-razón a partir de los significados percibidos en contacto con producciones artísticas. La clínica se ha ampliado en el cuidado a partir de la práctica biopsicosocial, de la humanización y del desarrollo de la inteligencia emocional. Los talleres temáticos proporcionaron aprendizajes complejos y producción de dispositivos que permitieron la vivencia de la acogida, vínculo, comunicación, sensibilidad y empatía entre los sujetos. La utilización de estas herramientas fue asertiva por estimular la formación por medio de competencias, interdisciplinariedad y aprendizaje significativo, además de hacer el ambiente en el aula agradable y contribuir a la construcción de un perfil profesional que crea permanentemente.
Keywords in Portuguese
Filmes cinematográficosComunicação interdisciplinar
Educação em Saúde
Psicofarmacologia
Metodologia ativa
Keywords
Motion picturesInterdisciplinary communication
Health Education
Psychopharmacology
Active methodology
Keywords in Spanish
Património bibliográficoTrafico ilicito de bienes culturales
Declaración Universal de los Derechos Humanos
Bienes culturales
Convenciones Internacionales para la Protección del Patrimonio Cultural
Campañas de Protección a los Bienes Culturales
Share