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dc.contributor.advisorLobo Neto, Francisco José da Silveira
dc.contributor.authorChilingue, Marcelo Bustamante
dc.date.accessioned2019-01-07T12:56:03Z
dc.date.available2019-01-07T12:56:03Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationCHILINGUE, Marcelo Bustamante. Acessibilidade no ambiente virtual de ensino aprendizagem MOODLE para deficientes visuais. 2018, 165 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2018.
dc.identifier.urihttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30891
dc.description.abstractO presente projeto buscar avaliar de que forma está a ocorrer a acessibilidade para pessoas com deficiência visual no Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) MOODLE, a considerar, inclusive, as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web (WCAG) 2.0 que são partes das recomendações para acessibilidade na Web publicadas pela W3C (Web Accessibility Consortium). É importante considerar que a pessoa com deficiência tem seu processo de ensino-aprendizagem interrompido ou não iniciado por conta das limitações de acessibilidade no que se refere a quesitos físicos, sociais, econômicos; enfim, o que limita a mobilidade plena. A educação mediada por tecnologias da informação e comunicação (TIC) já é uma realidade; consolidada como um modelo de aprendizagem eficaz. O AVEA MOODLE consolidou-se como a principal ferramenta de mediação entre os usuários, facilitando a formação de pessoas nas mais variadas áreas do conhecimento. Por essa forma, o projeto pretende abordar as facilidades e dificuldades encontradas pelos usuários com deficiência visual na utilização dessa ferramenta. Para tanto, faz-se necessário uma revisão da literatura, bem como uma análise prática com esses usuários para que, de fato, tenha-se dimensão da situação. Por conseguinte, apresentar as ferramentas de acessibilidade para trabalhar as devidas questões; DOSVOX e NVDA, seus recursos, potencialidades, funcionalidades, que estejam a proporcionar ao usuário com deficiência visual a oportunidade de fomentar políticas públicas voltadas para o atendimento às necessidades no que se refere ao acesso à educação mediada pelas Tecnologias Assistivas Computacionais.
dc.language.isopor
dc.publisherEPSJV
dc.rightsopen access
dc.subject.otherAcessibilidade
dc.subject.otherDeficiente Visual
dc.subject.otherDOSVOX
dc.subject.otherMOODLE
dc.subject.otherNVDA
dc.titleAcessibilidade no ambiente virtual de ensino aprendizagem Moodle para deficientes visuais
dc.typeDissertation
dc.degree.date2018-08-30
dc.degree.departmentCoordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde
dc.degree.grantorFundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.degree.levelMestrado Profissional
dc.degree.localRio de Janeiro, RJ
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde
dc.description.abstractenThe present project seeks to assess how accessibility is occurring for people with visual impairment in the Virtual Environment for Teaching Learning (AVEA) MOODLE, to consider, also, the accessibility guidelines for web content (WCAG) 2.0 that are part of the recommendations for accessibility on the Web published by the W3C (Web Accessibility Consortium). It is important to consider that the disabled person has their teaching-learning process interrupted or not initiated due to the limitations of accessibility regarding physical, social and economic issues; in short, which limits full mobility. Education mediated by information and communication technologies (ICT) is already a reality; as an effective learning model. AVEA MOODLE has consolidated itself as the main mediation tool among users, facilitating the training of people in the most varied areas of knowledge. In this way, the project intends to address the facilities and difficulties encountered by users with visual impairment in the use of this tool. To do so, it is necessary to review the literature, as well as a practical analysis with these users so that, in fact, there is a dimension of the situation. Therefore, presenting the accessibility tools to work out the appropriate issues; DOSVOX and NVDA, its features, potentialities and functionalities that are providing the visually impaired user with the opportunity to foster public policies aimed at meeting the needs regarding access to education mediated by Computer Assistive Technologies.
dc.creator.affilliationFundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
dc.subject.enAccessibility
dc.subject.enVisual Impairment
dc.subject.enDOSVOX
dc.subject.enMOODLE
dc.subject.enNVDA
dc.contributor.memberCampello, Ana Margarida de Mello Barreto
dc.contributor.memberBorges, José Antônio dos Santos
dc.contributor.memberLobo Neto, Francisco José da Silveira
dc.subject.decsPessoas com Deficiência Visual
dc.subject.decsEducação de Pessoas com Deficiência Visual
dc.subject.decsEducação a Distância
Appears in Collections:EPSJV - PPGEPS - Dissertações de Mestrado

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