Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3127
UMA EXPERIÊNCIA TRANSDISCIPLINAR NO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO: POSSÍVEIS MOTIVOS PARA EVASÃO E CONTINUIDADE DA PARTICIPAÇÃO
Mandicaju, Geraldo Leandro Vasques | Date Issued:
2009
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A experiência transdisciplinar produz vivências entre diferentes atores com os mais variados quereres, vontades, verdades e saberes que, em um primeiro momento, experimentam o estranhamento, o desconforto do contato com o “outro” que leva à separação ou à disposição para produzir novas práticas e conceitos. O desafio da experiência transdisciplinar é confrontar-se com uma situação profundamente inadequada no mundo contemporâneo - de um lado, os saberes desunidos, divididos, compartimentados e, de outro, as realidades ou problemas cada vez mais multidisciplinares, transversais, multidimensionais. Assim, este projeto tem por finalidade analisar a experiência do Núcleo de Estudos e Pesquisa Transdisciplinar (NEPET) do Grupo Hospitalar Conceição no que se refere à freqüência dos integrantes ao longo de 2007, entendendo-o como um espaço de transformações que envolvem mudanças nas relações, nos processos, nos atos de saúde e, principalmente, nos sujeitos, relevantes para afirmação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Share