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dc.contributor.authorBelmont, Rachel Saraiva
dc.contributor.authorLemos, Evelyse dos Santos
dc.date.accessioned2019-02-08T18:19:55Z
dc.date.available2019-02-08T18:19:55Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationBELMONT, Rachel Saraiva; LEMOS, Evelyse dos Santos. O Ensino da Biomecânica em cursos de Educação Física: reflexões à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa
dc.identifier.issn2528-505X
dc.identifier.urihttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31506
dc.description.abstractQuando pensamos na atuação do profissional de Educação Física e nos saberes básicos que orientam este fazer, é fácil reconhecer o papel instrumentalizador dos conceitos biomecânicos. Profissionais da área de Educação Física que pouco aprenderam os fundamentos da Biomecânica, tendem a apresentar maior dificuldade na utilização desse conhecimento nos contextos práticos. Uma das possíveis causas deste problema é o processo de ensino e de aprendizagem conceitual nos cursos de formação inicial. Partindo desta realidade, o objetivo deste ensaio é discutir como a Teoria da Aprendizagem Significativa pode subsidiar o processo de ensino e de aprendizagem da Biomecânica nos cursos de graduação em Educação Física. A reflexão se centrará no “que” ensinar e em “como” ensinar os conceitos centrais da Biomecânica utilizando o referencial teórico assumido. Desta forma, esperamos ampliar a discussão sobre o processo educativo com vistas a favorecer a aprendizagem significativa da Biomecânica nos cursos de Educação Física.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversitas Negeri Semarang
dc.rightsopen access
dc.subject.otherEducação Superior
dc.subject.otherAprendizagem
dc.subject.otherEducação Física
dc.titleO ensino da Biomecânica em cursos de Educação Física: reflexões à luz da teoria da Aprendizagem Significativa
dc.title.alternativeTeaching biomechanics in Physical Education courses: reflections with Meaninful Learning Theory
dc.typeArticle
dc.identifier.doi10.15202/2526-2254.2016v1n1p99
dc.description.abstractenWhen we think about the Physical Education professional performance and the basic knowledge that guides this work, it is easy to recognize the essential role of Biomechanical concepts. Physical Education professionals who did not learn the fundamentals of Biomechanics, tend to have more difficulty applying knowledge in practical contexts. One of the possible causes for this problem is related to teaching and conceptual learning in undergraduate courses. Addressing this question, the aim of this paper is to discuss how the Meaningful Learning Theory can subsidize teaching and learning Biomechanics in undergraduate Physical Education courses. The text will focus on “what” to teach and “how” to teach the central Biomechanical concepts using the assumed theoretical framework. In this way, we hope to broaden the discussion about the educational process in order to foster meaningful learning of Biomechanics in Physical Education courses.
dc.creator.affilliationFundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
dc.creator.affilliationUniversidade de Burgos. España / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
dc.subject.enHigher Education
dc.subject.enLearning
dc.subject.enPhysical Education
dc.identifier.eissn2528-505X
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