Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/32042
Title: Educação permanente em saúde em ato: desafios para a construção de uma política de educação permanente em saúde viva - concepções e formulação
Advisor: Braga, Ialê Falleiros
Members of the board: Lima, Júlio César França
Pereira, Adelyne Maria Mendes
Baduy, Rossana Staevie
Braga, Ialê Falleiros
Authors: Soares, Laudecy Alves do Carmo
Coadvisor: Baduy, Rossana Staevie
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Discorre sobre a análise do processo de construção da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde do Tocantins, por meio dos participantes da sua formulação, buscando investigar os limites e potencialidades desta Política no Estado, no período de setembro de 2016 a novembro de 2018. Relata o contexto histórico do surgimento da Educação Permanente em Saúde, até sua inserção na área da saúde, perpassando pelos aspectos socioeconômicos e políticos do Estado do Tocantins. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritivo, empregou-se como técnicas de coletas de dados, além da revisão bibliográfica, a entrevista semiestruturada, o grupo focal, a observação participante e a pesquisa documental. E, como técnica de análise dos dados utilizou a análise de conteúdo, a partir da qual foram elaboradas as categorias de análise: Concepções dos sujeitos; Formulação: elementos e estratégias potentes; e, Limites e potencialidades, descritas no capítulo que trata dos Resultados: Análises e Discussões. Destaca como resultados a intensa transferência de conhecimento entre os sujeitos; a consolidação do grupo de trabalho; pois, apesar das inúmeras limitações postas nesta construção, foi possível verificar que os sujeitos aplicaram a pedagogia da Política, ressignificaram e fizeram outro caminho, deste modo, se constatou que há uma semente plantada, em cada sujeito deste processo. Conclui enfatizando que a grande potência da Política, se aplicada como planejada, será o empoderamento dos diferentes atores e melhoria das práticas de cuidado em saúde. Contudo, para que ela receba a capilaridade e representatividade almejada, torna-se necessário o apoio da gestão em todos os âmbitos.
Abstract: It discusses the analysis of the process of construction of the State Policy of Permanent Education in Health of Tocantins, through the participants of its formulation, seeking to investigate the limits and potentialities of this Policy in the State, from September 2016 to November 2018. It reports the historical context of the emergence of Permanent Education in Health, until its insertion in the health area, passing through the socioeconomic and political aspects of the State of Tocantins. This is a qualitative study, exploratory-descriptive, used as data collection techniques, as well as bibliographic review, semi-structured interview, focus group, participant observation and documentary research. It used as data analysis technique the content analysis, from which the categories of analysis were elaborated: Conceptions of the subjects; Formulation: powerful elements and strategies; and, Limits and potentialities, described in the chapter dealing with Results: Analysis and Discussion. It highlights as results the intense transfer of knowledge among the subjects; the consolidation of the working group; because, despite the numerous limitations placed on this construction, it was possible to verify that the subjects applied the pedagogy of Politics, resignified and made another way, in this way, it was verified that there is a planted seed in each subject of this process. Concludes emphasizing that the great power of the Policy, as implemented, will be the empowerment of the different actors and improvement of health practices. However, in order for it to receive the desired capillarity and representativeness, it is necessary the support of management in all spheres.
Keywords: Permanent Education in Health
Construction
Politics
Change
Job
keywords: Educação Permanente em Saúde
Construção
Política
Mudança
Trabalho
DeCS: Educação Continuada
Educação Profissional em Saúde Pública
Política Pública
Formulação de Políticas
Issue Date: 2018
Publisher: EPSJV
Citation: SOARES, Laudecy Alves do Carmo. Educação permanente em saúde em ato: desafios para a construção de uma política de educação permanente em saúde viva – concepções e formulação. 2018, 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018.
Date of defense: 2018-12-18
Place of defense: Rio de Janeiro, RJ
Department: Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:EPSJV - PPGEPS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Laudecy_Soares_EPSJV_Mestrado_2018.pdf2.67 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.