Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/32198
Full metadata record
DC FieldValue
dc.contributor.authorPortela, Graça
dc.contributor.authorSangawa, Maya
dc.date.accessioned2019-03-21T19:30:37Z
dc.date.available2019-03-21T19:30:37Z
dc.date.issued2019
dc.identifierhttps://soundcloud.com/user-881543515/fiocruz-no-ar-tuberculose-01
dc.identifier.citationPORTELA, Graça; SANGAWA, Maya. Fundação Oswaldo Cruz. Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação. Fiocruz no Ar: Tuberculose 01 - Diagnóstico e tratamento. Rio de Janeiro: VPEIC/Fiocruz : Daniel Beltrão, 2019. Audiorelease (3min07s). (Fiocruz no Ar: Tuberculose 01 - Diagnóstico e tratamento).
dc.identifier.urihttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/32198
dc.descriptionMaya Sangawa, jornalista autônoma, convidada pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação para colaborar na produção de cinco áudios (podcast) da série Fiocruz no Ar: 1. Infecção Hospitalar; 2. Tuberculose 01 - Diagnóstico e tratamento; 3. Tuberculose 02 - Tuberculose resistente; 4. Uso correto do antibiótico e 5. Os riscos do consumo de antibióticos sem receita médica (Projeto VPEIC 004-Fio-17-2-54-39).
dc.description.abstractAudiorelease "Podcast 02" sobre Tuberculose Pulmonar. Se você apresenta tosse seca por mais de três semanas, febre ao final da tarde, suor noturno, emagrecimento e muito cansaço, cuidado! Pode ser tuberculose! A doença, considerada uma das mais perigosas no mundo, atinge cerca de 30 pessoas por dia e chega a matar, diariamente 4.500 pessoas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS. Para alertar a população sobre os riscos da tuberculose, a OMS e a União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares estabeleceram 24 de março como Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Neste dia, em 1882, o dr. Roberto Koch conseguiu identificar a bactéria causadora da doença – bacilo de Koch – abrindo o caminho para o diagnóstico e a cura a doença. Para alertar a população sobre o tema, o projeto Fiocruz no Ar produziu dois podcasts sobre a tuberculose, com a participação da pesquisadora da Fiocruz Bahia, Theolis Bessa, e da médica pneumologista Maria do Carmo Corbaxo. Antibióticos e tuberculose Um dos problemas encontrados no tratamento da tuberculose em todo o mundo é a resistência bacteriana, uma vez que o uso indiscriminado de antibióticos pode levar a uma resistência maior do organismo aos medicamentos que combatem à doença. Em 2017, 82% das pessoas com tuberculose apresentavam resistência aos antibióticos comumente usados para tratar a doença, segundo dados da OMS.
dc.description.sponsorshipVPEIC/Fiocruz
dc.language.isopor
dc.publisherDaniel Beltrão
dc.rightsopen access
dc.subject.otherTuberculose
dc.subject.otherTratamento
dc.titleFiocruz no Ar: Tuberculose 01 - Diagnóstico e tratamento
dc.typeAudio
dc.creator.affilliationFundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
dc.subject.decsTuberculose Pulmonar
dc.subject.decsTuberculose / tratamento farmacológico
dc.subject.keywordREA
Appears in Collections:Presidência Fiocruz - REA - Áudio
ICICT - REA - Áudio
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fiocruz No Ar - Tuberculose 01 - Diagnóstico e tratamento.mp32.92 MBaudio/basicView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.