Author | Soutto Mayor, Ana Lucia de Almeida | |
Access date | 2019-05-06T19:18:33Z | |
Available date | 2019-05-06T19:18:33Z | |
Document date | 2016 | |
Citation | SOUTTO MAYOR, Ana Lucia de Almeida. História da ciência e iniciação científica: notas acerca das relações entre ciência e arte em processos formativos no ensino médio. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DAS CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 15., 2016, Florianópolis, SC. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2016. p. 1-17. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/32959 | |
Abstract in Portuguese | A História da Ciência e a História da Arte podem ser pensadas como campos epistemológicos nos quais a inquietação, a reflexão, a imaginação e a operação do ser humano sobre o mundo à sua volta se consolidaram como vetores de permanente reconstrução do conhecimento. Todavia, ainda que ambos os campos, recorrentemente, acusem experiências de superposição e imbricamento entre ciência e arte, ainda hoje é um desafio ousar pensar e propor caminhos que façam desse encontro um princípio filosófico- pedagógico capaz de sustentar e promover processos formativos, nos espaços de educação formal e não formal.
A Arte – compreendida como esse modo particular de agenciar o sensível, o cognitivo e o simbólico – provoca o sujeito no sentido de uma constante interpelação da realidade, uma maneira outra de instaurar o estranhamento e desestabilizar percepções acerca do mundo. Como indaga Barbosa (2000), “a obra de arte poderá, então, ser entendida (ou concebida) como expressão de um deciframento ou um pensamento que registra o movimento do mundo porque interpreta e anuncia a vida? A obra de arte pode ensinar a ciência a conhecer ou, pelo menos, a aprimorar as suas interrogações a respeito do sentido do mundo real? A arte pode iluminar aquilo que a ciência deixou de interrogar ou já considerou definitivamente respondido?”
Indagação, pesquisa, investigação, sistematização e difusão constituem, sem dúvida, etapas fundantes do processo de construção do conhecimento. Nesse sentido, pensar a história da ciência – e, como estamos aqui propondo, pensar suas interfaces com a arte –é pensar modos de olhar e de interrogar o mundo. Em outras palavras, poderíamos afirmar que a ciência constroi sua história por meio de sucessivas perplexidades e alumbramentos diante do universo, movida pela curiosidade inerente ao homem. Em particular, pode-se compreender a “iniciação científica” – ou, de maneira mais ampla, uma “educação científica” - como um esforço formativo que articula pesquisa e ensino, ao qual se pretende atribuir a prerrogativa de provocar questionamentos e hipóteses e a busca de respostas e conclusões acerca dos mais diversos problemas.
Desse modo, o objetivo central deste trabalho é refletir acerca da premissa da pesquisa como princípio educativo, em contextos de iniciação científica, investigando de que maneira as linguagens artísticas e as experiências estéticas participam de processos formativos no Ensino Médio. Pretende-se, por fim, compreender algumas articulações entre Ciência, Arte e Filosofia, problematizando a imagem como expressão do pensamento. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Sociedade Brasileira de História da Ciência | pt_BR |
Publisher | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Iniciação Científica | pt_BR |
Subject in Portuguese | Arte | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação | pt_BR |
Title | História da ciência e iniciação científica: notas acerca das relações entre ciência e arte em processos formativos no Ensino Médio | pt_BR |
Type | Papers presented at events | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Scientific Research | pt_BR |
Subject | Art | pt_BR |
Subject | Education | pt_BR |
DeCS | Ciência / história | pt_BR |
DeCS | Ciência nas Artes | pt_BR |
DeCS | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
DeCS | Educação | pt_BR |
Event date | 2016-11-16 | |
Event Location | Florianópolis, SC. | pt_BR |
Event title | Seminário Nacional da História da Ciência e da Tecnologia, 15 | pt_BR |
Event type | seminary | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |