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BIOMECHANICS IN PHYSICAL EDUCATION COURSES: A PEDAGOGICAL VIEW
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Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Programa de Pós-Graduação em Biociência e Ensino em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Programa de Pós-Graduação em Biociência e Ensino em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Programa de Pós-Graduação em Biociência e Ensino em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Quando pensamos na atuação do profissional de Educação Física e nos saberes básicos que orientam este fazer, é fácil reconhecer o papel central dos conceitos biomecânicos. Profissionais da área de Educação Física, que pouco aprenderam os fundamentos da Biomecânica, tendem a apresentar maior dificuldade na aplicação desse conhecimento nos contextos práticos. Uma das possíveis causas deste problema é o processo de ensino e de aprendizagem conceitual nos cursos de graduação. Partindo desta realidade, o objetivo deste ensaio é discutir como a Teoria da Aprendizagem Significativa pode subsidiar o processo de ensino e de aprendizagem da Biomecânica nos cursos de graduação em Educação Física. A reflexão se centra no “que” ensinar e em “como” ensinar os conceitos centrais da Biomecânica utilizando o referencial teórico assumido. Esperamos ampliar a discussão sobre o processo educativo voltado para o favorecimento da aprendizagem significativa da Biomecânica nos cursos de Educação Física.
Abstract
When we think about the physical education professional performance and the basic knowledge that guides this work, it is easy to recognize the essential role of biomechanical concepts. Physical education professionals who did not learn the fundamentals of biomechanics, tend to have more difficulty applying knowledge in practical contexts. One of the possible causes for this problem is related to teaching and conceptual learning in undergraduate courses. Addressing this question, the aim of this paper is to discuss how the meaningful learning theory can inform teaching and learning biomechanics in undergraduate physical education courses. The text will focus on “what” to teach and “how” to teach the central concepts of biomechanics using the assumed theoretical framework. In this way, we hope to broaden the discussion about the educational process in order to foster meaningful learning of biomechanics in physical education courses.
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