Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33463
Full metadata record
DC FieldValue
dc.date.accessioned2019-06-11T20:40:03Z
dc.date.available2019-06-11T20:40:03Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationMONTEIRO, Simone; PIMENTA, Denise Nacif (Org.). Ciência, saúde e educação: o legado de Virgínia Schall. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2018. 469 p.
dc.identifier.isbn978-85-8110-043-2
dc.identifier.urihttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33463
dc.descriptionEste livro foi produzido e impresso com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Chamada Universal MCTI/CNPq n. 01/2016, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – MEMÓRIAS BRASILEIRAS: BIOGRAFIAS, Edital n. 13/2015, e da Fundação Oswaldo Cruz.
dc.description.abstractPara todos aqueles que a conheceram e tiveram o privilégio de conviver com Virgínia Schall, a presente obra é uma ocasião a mais para homenagear essa formidável mulher de tantos talentos e encantamentos. Quem não a conheceu pessoalmente encontrará nestas páginas ideias, conceitos, argumentos, princípios e valores com os quais Virgínia atuou em múltiplos campos: saúde pública, biologia e controle de vetores, literatura infanto juvenil, divulgação científica, jogos e recursos educativos, entre tantos outros. Impossível falar de educação em saúde no Brasil sem mencionar o nome de Virgínia Schall. As autoras e os autores deste livro enfrentaram com êxito o desafio de selecionar vinte entre a mais de uma centena de textos que compõem a obra acadêmica escrita de Virgínia Schall. Neste volume, os vinte textos estão distribuídos em três partes temáticas, cada uma delas iniciada por um capítulo em que se descreve e analisa o percurso profissional e a produção acadêmica da pesquisadora na área em questão, ao qual se seguem estudos que exemplificam suas ideias e pesquisas relacionadas ao tema. Essa dinâmica permite ao leitor tanto uma primeira aproximação com a diversificada e importante obra da pesquisadora quanto uma (re)visita analítica a seus trabalhos de pesquisa. Com o presente volume, uma das características mais importantes da pesquisadora e de sua obra aparece de forma muito clara: a profunda integração, coerência e diálogo que os trabalhos de Virgínia estabelecem uns com os outros, o que demonstra sua visão de conjunto, seu extremo respeito e admiração pelo ser humano e a importância que ela atribuía ao conhecimento, à autonomia e à afetividade dos sujeitos e grupos. Virgínia acreditou, vivenciou e contribuiu para que outros experimentassem e aprendessem uma importante recomendação do filósofo e escritor Miguel de Unamuno (1864-1936): “hay que sentir el pensamiento y pensar el sentimiento”. O leitor encontrará nestas páginas elementos para pensar, sentir, conhecer, rememorar ou prestar tributo à competência, criatividade, atenção, sensibilidade e delicadeza de Virgínia.
dc.language.isopor
dc.publisherFundação Oswaldo Cruz
dc.rightsopen access
dc.subject.otherEducação em saúde
dc.subject.otherPesquisa
dc.subject.otherInovação
dc.subject.otherPromoção da saúde
dc.subject.otherEsquistossomose - prevenção e controle
dc.subject.otherVirgínia Torres Schall
dc.titleCiência, saúde e educação: o legado de Virgínia Schall
dc.typeBook
dc.creator.affilliationFundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
dc.creator.affilliationFundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
dc.subject.decsEducação em saúde
dc.subject.decsEsquistossomose
dc.contributor.organizerMonteiro, Simone
dc.contributor.organizerPimenta, Denise Nacif
Appears in Collections:MG - IRR - Livros Publicados
IOC - Livros Publicados
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Denise_Nacif_et_al_IRR_2018.pdf6.67 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.