Author | Andrade, Luma Nogueira de | |
Access date | 2019-07-03T16:54:17Z | |
Available date | 2019-07-03T16:54:17Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | ANDRADE, Luma Nogueira de. Assujeitamento e disrupção de um corpo que permanece e resiste: possibilidade de existência de uma travesti no ambiente escolar. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 330-339, abr./jun. 2019. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33793 | |
Abstract in Portuguese | Em entrevista a RECIIS, Luma Nogueira de Andrade traça uma trajetória discursiva e interseccional entre a sua vivência e a pesquisa científica, iniciada no campo das ciências biológicas. Os estudos e os estranhamentos do conhecimento biológico, especificamente sobre o corpo e a sexualidade, levaram a pesquisadora a construir críticas desse conhecimento em diálogo com o campo das ciências humanas. No doutorado, sua existência e corporeidade, construídas no interior do estado do Ceará, a convocam para dissertar, na linguagem científica, sobre as outras possibilidades de ser travesti. Refletida no seu sujeito de pesquisa, Luma discute sobre a disciplina e a resistência de jovens travestis às normas educacionais, propondo, a partir do disciplinamento dos corpos marcados pelo espaço escolar, a possibilidade de fuga e de algumas táticas para se fazer existir também nesse lugar. Luma Nogueira de Andrade é professora decana do curso de pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação | en_US |
Subject in Portuguese | Sexualidade | en_US |
Subject in Portuguese | Gênero | en_US |
Subject in Portuguese | Diversidade sexual | en_US |
Subject in Portuguese | Travestilidade | en_US |
Title | Assujeitamento e disrupção de um corpo que permanece e resiste: possibilidade de existência de uma travesti no ambiente escolar | en_US |
Alternative title | Subjection and disruption of a body that remains and resists: possibility
of a transvestite in the school environment | en_US |
Alternative title | Assujetamientos y disrupción de un cuerpo que permanece y resiste:
posibilidad de existencia de una travesti en el ambiente escolar | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.29397/reciis.v13i2.1822 | |
Affilliation | Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Instituto de Humanidades e Letras. Redenção, CE, Brasil. | |
Subject | Education | en_US |
Subject | Sexuality | en_US |
Subject | Gender | en_US |
Subject | Sexual diversity | en_US |
Subject | Trasvestility | en_US |
Subject in Spanish | Educación | en_US |
Subject in Spanish | enseñanza | en_US |
Subject in Spanish | tecnologias interactivas | en_US |
Subject in Spanish | Internet | en_US |
Subject in Spanish | movimiento okupaemergencia | en_US |
e-ISSN | 1981-6278 | |