Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3388
Title: Sobre o tempo no corpo e na alma: um estudo sobre o envelhecimento feminino na contemporaneidade
Advisor: Gomes, Romeu
Authors: Lobo, Jorgina Teixeira
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: Esta tese analisa as representações das principais mudanças e experiências vivenciadas por mulheres na fase da vida compreendida entre os 50 e 60 anos de idade, bem como as suas repercussões na subjetividade e na auto-imagem feminina. A metodologia é fundamentada na abordagem qualitativa, sendo utilizado o estudo de caso em uma perspectiva sócio-antropológica. A entrevista semi-estruturada serviu de instrumento para a realização do trabalho empírico, sendo a técnica do universo familiar utilizada para a captação dos sujeitos. A análise de conteúdo, na modalidade temática, foi utilizada como recurso instrumental para a compreensão e análise do material coletado nas entrevistas. Os resultados da pesquisa apontam que as mudanças observadas nesta fase da vida são representadas como indicativas do início do processo de envelhecimento conformadas em uma imagem ambivalente e sem contornos definidos. Esta indefinição e ambivalência revelam que tais mudanças promovem uma desorganização nas suas referências de identificação e de reconhecimento e uma conseqüente desconstrução na auto-imagem feminina.O contexto sócio-cultural contemporâneo de valorização do corpo jovem e de beleza é destacado pelas mulheres como um fator que potencializa e torna ainda mais agudas as vivências nesta período.As políticas sociais e de assistência não reservam projetos que absorvam as demandas das mulheres nesta fase da vida. Neste sentido, este estudo sugere como necessária e relevante a implementação de uma política de assistência interdisciplinar que inclua um espaço de escuta diferenciado que possa atender às particularidades que se fazem presentes nesta fase da vida da mulher, pois neste período há ainda a possibilidade de uma plasticidade psíquica tornando viável uma ressignificação simbólica capaz de redimensionar subjetivamente uma nova condição de existência em um porvir.
Keywords: Aging
Cultural Anthropology
Women and Woman's Health
keywords: Envelhecimento
Antropologia Cultural
Mulheres e Saúde da Mulher
DeCS: Envelhecimento
Saúde da Mulher
Menopausa
Antropologia Cultural
Issue Date: 2007
Publisher: Instituto Fernandes Figueira
Citation: LOBO, Jorgina Teixeira. Sobre o tempo no corpo e na alma: um estudo sobre o envelhecimento feminino na contemporaneidade. 2007. xi, 147 f. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher)-Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2007.
Date of defense: 2007-02
Place of defense: Rio de Janeiro
Department: Departamento de Ensino
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira
Program: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher
Copyright: restricted access
Appears in Collections:IFF - Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000061.pdf262.92 kBAdobe PDFThumbnail
    Request a copy



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.