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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34205
A LUTA É COLETIVA, MAS A RESISTÊNCIA É INDIVIDUAL? VIOLÊNCIAS VIVENCIADAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO CONSTRUÍDAS PELA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS, TRANSEXUAIS E OUTRAS IDENTIDADES
Delitos Sexuais
Saúde Pública
Minorias sexuai
Violência
LGBT+
Saúde Coletiva
Faria, Mateus Aparecido de | Date Issued:
2018
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as violências vivenciadas e as estratégias de enfrentamento desenvolvidas pela comunidade universitária de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e outras identidades (LGBT+). A justificativa da pesquisa embasa-se na necessidade de proporcionar subsídios para intervenções contra vio
lências, construir conhecimentos que não sejam cis-heteronormativos e compreender violências e estratégias de enfrentamentos pela perspectiva pós-estrutural. Esta pesquisa foi qualitativa, exploratória e descritivo-interpretativa, através de entrevistas com roteiro semiestruturado e contou com a participação de nove pessoas. A análise foi efetuada por meio da Análise do Discurso Crítica, com o auxílio do software KitConc 4.0. As pessoas participantes da pesquisa associaram à violência palavras que indicavam o processo violento, ao produto da violência ou ainda a sujeitos ou alvos das violências. Violência está ligada a medo, agressão, preconceito, abuso sexual e travesti. Identificou-se também atravessamentos de práticas discursivas religiosas, jurídicas, estruturalistas e biomédicas nas entrevistas. Tais construções sociodiscursivas trouxeram à tona um corpo-limite, que constrói sua existência pela ordem bélica, sendo impedido de ser sujeito de direitos. As cenas violentas mudam por vieses interseccionais como a relação interior-metrópole, a cor da pele e o gênero. Percebe-se a ideologia patriarcal como marcante nas entrevistas. As violências contra pessoas trans são mediadas preponderantemente pelo corpo, ao mesmo tempo alvo e instrumento. As relações de amizade são a principal forma de lidar com as violências contra pessoas LGBT, apesar de também ser
violentadora. O oposto acontece com a família, que geralmente é apontada como a primeira cena violenta, no entanto é protetora algumas vezes. Outra estratégia de enfrentamento como buscar apoio a movimentos sociais e religião também faz parte dos atos performatizados de constituição frente à violência. A não-estratégia configura-se como uma forma de lidar com a violência pela imobilidade. A partir das entrevistas foi identificada uma performance de vida como vigilante, a qual o constante estado de atenção é mantido, pois todo território se torna inimigo.
Abstract
The objective of this research was to identify and analyse the violence and coping strategies developed by the university lesbian, gay, bisexual and transgender community as well as other types of sexua
l and gender identities (LGBT+). The justification of this research is in the necessity to provide material for interventions against violence, build knowledge that is not cis-heteronormative, and comprehend violence and coping strategies through a post-structuralist perspective. This paper was held qualitatively, exploratorily and descriptive-interpretive, by semi-structured interviews and the participation of nine people interviewed. The analysis was done according to Critical Discourse Analysis, with the help of KitConc 4.0 software. The participants of this research associated violence with words that indicated the process of
violence, the product of violence or even subjects or targets to such violence. Violence is connected to fear, aggression, prejudice, sexual harassment and transvestite. It was also identified the crossing of religious, judicial, structuralists and biomedical discoursive practices in the interviews. The aforementioned social and discursive constructions brought up a body-limit, that builds its existence in a warlike fashion, blocked from being the subject of rights. Violent scenes change by intersectional biases such as the interior-metropolitan relationship, gender and skin colour. The patriarchal ideology is heavily noticed in the interviews. Violence against transgender people is mediated predominantly by the body, both target and instrument. Friendship relationships are the main form of dealing with violence against LGBT+ people, although it may also be violent. The opposite happens with family, which is usually pointed out as the perpetrator of the first violent experience. The family is, however, protective in a number of times. Another coping strategy, the search for support in social movements and religion, is also part of the performatized acts of coping when faced with violence. The non-strategy is configured as a way of dealing with violence by passivity. From the interviews, it was possible to identify a type of life performance based on vigilance, in which a permanent state of attention is sustained, for all territory becomes an enemy.
Keywords in Portuguese
Comportamento SexualDelitos Sexuais
Saúde Pública
Minorias sexuai
Violência
LGBT+
Saúde Coletiva
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