Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3422
Title: Mastite puerperal e seus condicionantes na nutriz portadora de staphylococcus aureus
Advisor: Novak, Franz Reis
Authors: Pinheiro, Marcia Soares
Coadvisor: Silva, Kátia Silveira da
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: O presente estudo teve como objetivo investigar a associação entre o estado de portador de Staphylococcus aureus e a ocorrência de mastite puerperal em lactantes assistidas no Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira. O desenho do estudo empregado foi do tipo casocontrole, sendo selecionados dois grupos de mulheres: 44 mulheres diagnosticadas com mastite associada a S.aureus (grupo caso) e 88 mulheres sem a doença (grupo controle). Foi analisada, em ambos os grupos, a diferença entre as proporções observadas para as variáveis relacionadas às características sócio-demográficas, culturais e condutas durante a amamentação. Para a confirmação da mastite por S. aureus, amostras de leite humano ordenhado foram cultivadas em Agar Baird-Parker a 37 0C por 48 horas. Paralelamente, para a caracterização do estado de portadora, swabs das narinas, orofaringe, mãos e axilas foram cultivados em caldo de enriquecimento não seletivo a 37 ºC por 24 horas, e posteriormente, em Agar Manitol Salgado a 37 0C por 48 horas. As colônias isoladas foram identificadas através de testes bioquímicos convencionais: coloração de Gram, catalase, DNAse e coagulase. A obtenção dos dados sobre as características sócio-demográficas, culturais e condutas de amamentação foi realizada por meio de entrevista e aplicação de questionário estruturado com perguntas fechadas. Um total de 699 culturas de S. aureus foram isoladas e caracterizadas quanto ao perfil de sensibilidade a 14 antimicrobianos através da técnica de difusão em Agar. As lactantes do grupo caso apresentaram um percentual (36/44, 81,8%) de colonização significativamente maior (p < 0,05) que as lactantes do grupo controle (45/88, 51,1%), sendo a narina o principal sítio de colonização em ambos os grupos. No grupo caso, 79,8% das lactantes apresentaram o microrganismo em dois ou mais sítios simultaneamente. Oitenta e sete por cento das cepas em ambos os grupos foram resistentes à penicilina, e 100% foram sensíveis a vancomicina. Com relação aos demais antimicrobianos analisados, foi observado um maior percentual de resistência entre as cepas isoladas do grupo caso, com exceção para cloranfenicol e mupirocina. No grupo caso, 155 (59,3%) cepas e, no grupo controle, 36 (36,7%) cepas apresentaram resistência a pelo menos dois antimicrobianos. A presença de Staphylococcus aureus meticilina resistentes (MRSA) foi observada em ambos os grupos, 11,3% (grupo caso) e 7,1% (grupo controle). Entre as estirpes MRSA isoladas, algumas apresentaram resistência somente para β- lactâmicos, característica de MRSA adquirido na comunidade (CA-MRSA). As diferenças observadas nos dois grupos para as variáveis - faixa etária, escolaridade, tempo de amamentação, freqüência da mamada, presença de fissuras mamilares e uso de pomadas - foram estatisticamente significativas (p < 0,05).
Keywords: Mastitis
Staphylococcus aureus
Human Milk Bank
keywords: Mastite
Staphylococcus aureus
DeCS: Mastite
Bancos de Leite
Staphylococcus aureus
Issue Date: 2008
Publisher: Instituto Fernandes Figueira
Citation: PINHEIRO, Marcia Soares. Mastite puerperal e seus condicionantes na nutriz portadora de staphylococcus aureus. 2008. xvii, 146 f. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher)-Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2008.
Date of defense: 2008-02
Place of defense: Rio de Janeiro
Department: Departamento de Ensino
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira
Program: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher
Copyright: restricted access
Appears in Collections:IFF - Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000071.pdf2.6 MBAdobe PDFThumbnail
    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.