Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3433
Tipo de documento
TeseDireito Autoral
Acesso restrito
Coleções
- IFF - Teses de Doutorado [146]
Metadata
Mostrar registro completo
O ALEITAMENTO MATERNO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM NUTRIÇÃO NO BRASIL
Araújo, Raquel Maria Amaral | Data do documento:
2008
Autor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar as dissertações e teses sobre aleitamento materno dos programas de pós - graduação stricto sensu em Nutrição no Brasil, traçando um perfil da sua produção, e caracterizando a vinculação dos objetos de estudo às abordagens: biológica e social. Foi realizada Análise Descritiva das dissertações e teses produzidas no período de 1974 a 2004 por todos os programas reconhecidos pela CAPES, e Análise de Conteúdo, na modalidade Temática, para exploração do conteúdo desta produção. A produção sobre aleitamento materno abrangeu 42 dissertações e seis teses. Em 44 por cento dos programas não se verificou produção sobre aleitamento materno. A Universidade Federal de Pernambuco concentrou o maior número de publicações, enquanto a Universidade de Brasília e a Universidade Federal do Rio de Janeiro foram as que, proporcionalmente, mais se dedicaram a estudar a temática. A década de 1990 representou um salto na produção sobre aleitamento materno na Nutrição. A análise do conteúdo das obras, por década, permitiu identificar uma constante preocupação da Nutrição com o desmame precoce e opção metodológica de pesquisa nitidamente marcada pela postura positivista. A distribuição dos objetos de estudo segundo sua vinculação às abordagens biológica e social revelou que: os programas se diferenciaram quanto à especificidade dos estudos; na abordagem biológica destacam-se objetos relacionados à bioquímica nutricional, enfocando a relação da nutrição com o processo de lactação e desenvolvimento do lactente; e na abordagem social, evidenciam-se estudos relacionados à análise nutricional de população, enfocando a epidemiologia do aleitamento materno. A Nutrição, enquanto espaço de construção do conhecimento científico, ainda não se encontra, no seu todo, comprometida com a questão do aleitamento materno e não tem se ocupado das peculiaridades culturais e subjetivas que envolvem sua prática.
Compartilhar