Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34783
Title: Avaliação do impacto da infecção por Trypanosoma rangeli Tejera 1920 sobre o comportamento sexual e reprodutivo de fêmeas de Rhodnius prolixus Stal 1859
Advisor: Gomes, Suzete Araujo Oliveira
Freitas, Simone Patrícia Carneiro
Authors: Machado, Guilherme dos Santos
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Os insetos podem ter seu potencial reprodutivo alterado pela competição por nutrientes e danos aos tecidos causados por parasitas. Alguns parasitas podem ainda alterar o comportamento de seus hospedeiros. Rhodnius prolixus além de ser o inseto vetor do Trypanosoma cruzi, também é hospedeiro de Trypanosoma rangeli. Este parasita invade diversos tecidos do hospedeiro invertebrado, provocando diversas alterações fisiológicas, sendo apontado como patogênico para o inseto vetor. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi estudar as possíveis alterações no comportamento sexual e reprodutivo de fêmeas de R. prolixus infectadas por T. rangeli. Para isto, foi analisado o comportamento de corte, de cópula e de guarda em fêmeas infectadas e não infectadas. A fim de observar as possíveis alterações na fertilidade das fêmeas infectadas, foi analisado a ovipostura de cada fêmea e o número de ninfas eclodidas. O tempo de duração da cópula foi significativamente alterado, enquanto o intervalo pré-cópula e o comportamento de guarda não tiveram seu tempo significativamente alterado pela infecção. Buscando entender se ocorreram alterações nos tecidos reprodutivos, foi realizado um estudo ultraestrutural dos ovários das fêmeas utilizadas no experimento. Nossos resultados demonstraram alterações nos núcleos das células ovarianas, indicando um processo degenerativo, sugestivo de atresia.
keywords: Comportamento Sexual
Ovário
Parasitos
Vetores de Doenças
Issue Date: 2014
Citation: MACHADO, Guilherme dos Santos. Avaliação do impacto da infecção por Trypanosoma rangeli Tejera 1920 sobre o comportamento sexual e reprodutivo de fêmeas de Rhodnius prolixus Stal 1859. 2014. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Entomologia Médica)-Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2014.
Date of defense: 2014
Place of defense: Rio de Janeiro
Department: Instituto Oswaldo Cruz
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz
Program: Programa de Pós-Graduação em Entomologia Médica
Copyright: open access
Appears in Collections:IOC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
guilherme_machado_ioc_espec_2014.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.