Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34789
Title: Análise da fauna de mosquitos do gênero anopheles meigen (diptera: culicidae) no Municipio de Mangaratiba, Estado do Rio de Janeiro
Advisor: Suárez Mutis, Martha Cecilia
Authors: Santos, Roberto Souza dos
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Introdução: Entre 2003 e 2010 foram notificados 808 casos de malária no estado do Rio de Janeiro, em 11 municípios, e apenas 35 (4,3%) foram considerados autóctones com uma média de 3,8 casos por ano. Os destaques foram os municípios de Cachoeiras de Macacu com 8 casos (22,7%), Rio de Janeiro 7 casos (20,0%), Nova Friburgo 6 casos (17,1%), São Fidelis 4 casos (11,4%) e Parati 3 casos (8,6%). No entanto, acredita-se que exista subnotificação em alguns municípios cujos sistemas de vigilância não conseguem detectar casos autóctones da doença. Nessas áreas de Mata Atlântica, devido à presença do vetor assim como da confirmação de casos autóctones da doença na região extra-amazônica é necessária a intensificação das ações da vigilância ambiental, competência dos municípios. Daí a importância do estudo do vetor e sua localização dentro do município. Objetivo: Detectar a presença de espécies de anofelinos e mapear a sua distribuição de espécies em localidades do município de Mangaratiba para a atualização da Carta Anofélica e direcionar as futuras ações de vigilância Ambiental em Saúde (VAS). Métodos: O estudo foi desenvolvido por técnicos da Secretária Municipal de Saúde de Mangaratiba - SMS-Mangaratiba junto ao Centro de Pesquisas Antropozoonozes da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro - CEPA/SES/RJ em 10 localidades estudadas em Mangaratiba, RJ durante o período de Janeiro a Julho de 2013, sendo as mesmas: 1) Itacuruça; 2) Ilhas de Itacuruça; 3) Muriqui; 4) Serra do Piloto; 5) Fazenda Ingaiba; 6) Condomínios em Conceição de Jacareí; 7) Fazenda Batatal; 8) Sahy; 9) Nova Mangaratiba e 10) Conceição de Jacareí O estudo foi realizado da seguinte forma: 1) Mapeamento das áreas a serem investigadas enquadradas nos parâmetros entomológicos e biológicos para a presença do vetor, e sua demarcação com Sistema de Posicionamento Global (GPS); 2) Captura das formas imaturas, através de conchadas e pesca-larvas e dos adultos utilizando capturador de Castro, coleta no intra e peridomicilio e armadilha CDC luminosa. Os espécimes foram devidamente acondicionados, etiquetados e transportados para identificação com uso de chaves dicotômicas nos laboratórios. Resultados: Apesar do empenho da equipe a incidência de vetores foi discreta, tendo um total de 35 anophelinos capturados, entre formas imaturas e adultos, destes: Anopheles albitarsis 20; An. aquasalis 03; An. evansae 02; An. strodei 07; An. triannulatus 01 e Anopheles sp. 02. Foi encontrada uma larva de anofelino em um container de plástico. Conclusão: Com a baixa densidade de anofelinos encontrada, o município pode ser caracterizado como de baixo risco; no entanto é preciso manter a vigilância em Mangaratiba assim como a atualização da Carta Anofélica, devido à construção de vários megaempreendimentos em locais próximos ao município.
keywords: Malária
Anopheles
Controle Biológico de Vetores
Issue Date: 2013
Citation: SANTOS, Roberto Souza dos. Análise da fauna de mosquitos do gênero anopheles meigen (diptera: culicidae) no Município de Mangaratiba, Estado do Rio de Janeiro. 2013. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Entomologia Médica)-Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2013.
Date of defense: 2013
Place of defense: Mangaratiba/RJ
Department: Instituto Oswaldo Cruz
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz
Program: Programa de Pós-Graduação em Entomologia Médica
Copyright: open access
Appears in Collections:IOC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
roberto_santos_ioc_espec_2013.pdf5.93 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.