Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34790
Title: Estudo comparativo da genitália externa de fêmeas de triatoma vitticeps (stål, 1859), em microscopia eletrônica de varredura (hemiptera, reduviidae, triatominae)
Advisor: Gonçalves, Teresa Cristina Monte
Authors: Oliveira, Maria Luiza Ribeiro
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: A Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) é uma técnica que vem contribuindo para a sistemática de Triatominae, justificando o status de espécies crípticas e seus complexos. Entre os triatomíneos é utilizada para a diferenciação das características morfológicas, e mais recentemente, da genitália externa da fêmea. O presente trabalho tem como objetivo estudar comparativamente a genitália externa de fêmeas, por MEV, de populações de Triatoma vitticeps, procedentes dos municípios de Cantagalo, Santa Maria Madalena e São Fidélis, das regiões norte e noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Os insetos estudados são procedentes da notificação de moradores. Para a realização do estudo, o abdômen foi seccionado na altura do 6º segmento, deixado submerso em água destilada e periodicamente limpo. Para a desidratação e fixação o material foi submerso em soluções de acetona, de concentrações crescentes e em seguida, secos em estufa e montadas em suportes metálicos, na posição desejada (dorsal ou ventral), para a metalização com ouro e observação ao MEV. Foram utilizados, seis insetos, destes dois espécimes, de cada localidade. Os resultados demonstraram que dorsalmente, o VIII urotergito apresenta diferença na intensidade e distribuição da pilosidade bem como na forma da margem posterior, e o IX segmento diferencia-se pela forma e pilosidade. Ventralmente, observa-se diferença na pilosidade e forma da margem posterior do VII uroesternito e no aspecto geral dos gonocoxitos 8. Os resultados obtidos evidenciam diferença entre as três populações sugerindo que MEV pode ser utilizada para identificação dessas populações de T.vitticeps.
keywords: Genitália
Triatoma
Triatominae
Anatomia Comparada
Issue Date: 2013
Citation: OLIVEIRA, Maria Luiza Ribeiro. Estudo comparativo da genitália externa de fêmeas de triatoma vitticeps (stål, 1859), em microscopia eletrônica de varredura (hemiptera, reduviidae, triatominae). 2013. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Entomologia Médica)-Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2013.
Date of defense: 2013
Place of defense: Rio de Janeiro
Department: Instituto Oswaldo Cruz
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz
Program: Programa de Pós-Graduação em Entomologia Médica
Copyright: open access
Appears in Collections:IOC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maria_oliveira_ioc_espec_2013.pdf6.4 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.