Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34826
Title: Prevalência de sinais e sintomas de Diabetes Mellitus e hipertensão arterial sistêmica em usuários que buscaram atendimento em um serviço de urgência e emergência no município de Porto Alegre
Advisor: Ávila, Camila de Matos
Authors: Martins, Cláudia Beatriz Prates Dutra
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Este é um projeto de pesquisa quantitativa de estudo descritivo que tem por objetivo identificar a prevalência de sinais e sintomas sugestivos de Hipertensão Arterial (HAS) ou Diabetes Mellitus (DM) em usuários que buscaram atendimento em um serviço de urgência e emergência no município de Porto Alegre, no período retrospectivo de um ano. O resultado deste estudo deve contribuir para edificar e organizar as práticas do cuidado, a fim de consolidar uma proposta de intervenção no fluxo de atendimento ao paciente com sinais ou sintomas de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus no serviço de urgência e emergência, de forma que facilite o acesso e o vínculo desses pacientes ao serviço de atenção básica O objetivo maior da Política Nacional de Tecnologia e Informação em Saúde (PNCTIS), assim como da Política Nacional de Ciência e Tecnologia da Informação (PNCTI), é contribuir para que o desenvolvimento nacional se faça de modo sustentável e com apoio na produção de conhecimentos técnicos e científicos ajustados às necessidades econômicas, sociais, culturais e políticas do País (BRASIL, 2008). Conforme a proposta do curso de Especialização Científica e Tecnológica em Saúde (ICTS), o especialista em ICTS deve ser capaz de construir uma proposta inovadora, através da revisão de conceitos, práticas e saberes constituídos na área da saúde em um processo de aprendizagem com os diferentes atores que envolvem os processos. É com esta perspectiva que busco quantificar os atendimentos desta população a fim de contribuir com o processo de prevenção e promoção da saúde dos pacientes hipertensos e diabéticos, desta região.
keywords: Diabetes Mellitus
Programas de Rastreamento
Hipertensão
Atenção Primária à Saúde
Issue Date: 2013
Citation: MARTINS, Cláudia Beatriz Prates Dutra. Prevalência de sinais e sintomas de Diabetes Mellitus e hipertensão arterial sistêmica em usuários que buscaram atendimento em um serviço de urgência e emergência no município de Porto Alegre. 2013. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde)-Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Porto Alegre, 2013.
Date of defense: 2013
Place of defense: Porto Alegre
Department: Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz
Program: Programa de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - Trabalhos de Conclusão de Curso - Especialização ICTS - RS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
claudia_martins_icict_espec_2013.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.