Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34828
Title: A percepção do usuário sobre o processo de encaminhamento para tratamento fisioterapêutico em um serviço de saúde do município de Porto Alegre
Advisor: Losekann, Maristela Vargas
Authors: Lúcio, Lidiana da Silva
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: A demora no encaminhamento para tratamento fisioterapêutico pelo Sistema Único de Saúde no município de Porto Alegre contribui para que muitos usuários fiquem com sequelas irreversíveis. Além disso, as solicitações de fisioterapia enviadas pelos médicos aos fisioterapeutas são, em sua maioria, incompletas ou inadequadas, prejudicando o tratamento ou atrasando a evolução do paciente. Este estudo tem como objetivo identificar os principais problemas encontrados no processo de encaminhamento do usuário para uma Unidade de Reabilitação em Porto Alegre. Será desenvolvido no setor de medicina física de uma Instituição Filantrópica, que presta serviço de Fisioterapia para SUS, localizada na Zona Norte. O estudo terá uma abordagem quantitativa e qualitativa. Na primeira consulta, será realizada uma análise do Laudo de Solicitação de Fisioterapia, buscando identificar as principais falhas/inadequações no preenchimento da solicitação e a partir de um questionário direcionado aos usuários identificar as maiores dificuldades encontradas por eles no processo de encaminhamento A análise dos dados obtidos será feita através da tabulação dos dados quantitativos produzidos pela análise do documento e pelos questionários. As questões que envolvem a percepção e as expectativas dos usuários serão analisados a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010). O desenvolvimento desse projeto é importante no contexto da saúde pois poderá possibilitar a troca de informações entre as instituições e melhorar a prestação do serviço de Fisioterapia, focando principalmente nas necessidades do usuário.
keywords: Fisioterapia
Reabilitação
Centros de Reabilitação
Issue Date: 2013
Citation: LÚCIO, Lidiana da Silva. A percepção do usuário sobre o processo de encaminhamento para tratamento fisioterapêutico em um serviço de saúde do município de Porto Alegre. 2013. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde)-Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Porto Alegre, 2013.
Date of defense: 2013
Place of defense: Porto Alegre
Department: Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz
Program: Programa de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - Trabalhos de Conclusão de Curso - Especialização ICTS - RS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lidiana_lucio_icict_espec_2013.pdf308.9 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.