Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3510
Title: A inserção da fonoaudiologia na atenção terciária: a atuação no Instituto Fernandes Figueira
Advisor: Cardoso, Maria Helena Cabral de Almeida
Authors: Brazil, Antonio Carlos Vieira
Coadvisor: Rocha, Adriana Duarte
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher e da Criança. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: O objetivo mapear a atuação dos profissionais do Setor de Fonoaudiologia do IFF/FIOCRUZ realizada à beira do leito. Foram focadas as atividades relacionadas aos pacientes internados. Partiu-se da análise dos prontuários desses pacientes, cobrindo o período de julho/2002 a junho/2003, os dados foram coletados de acordo com uma ficha previamente elaborada, e foram analisados utilizando-se o sistema Epi-Info. Aplicou-se um questionário, produzido após a análise dos dados colhidos nos prontuários que dirigiu-se especificamente à obtenção de informações acerca das práticas/técnicas fonoaudiológicas mais empregadas. Para a análise dos dados dos questionários procedeu-se ao entrecruzamento intra e inter respostas obtidas, a fim de se processar a validade interna e externa de cada documento e captar as semelhanças e/ou divergências entre as experiências práticas instituídas. Resultados: a) há uma demanda expressiva de pacientes advindos de municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo, evidenciando o papel de referência do IFF; b) o Departamento de Neonatologia é o que apresentou maior demanda de atendimento, dando novos contornos a distribuição setorial dos fonoaudiólogos dentro do IFF;c) o maior percentual de atendimentos, concentrou-se nos meses de novembro/2002 e junho/2003, apontando um pique no final do 1º e 2ºsemestre;d) a intervenção médico terapêutica, a prematuridade e a investigação médico diagnóstica foram algumas das situações em que os pacientes se encontravam quando foram avaliados pela primeira vez pelos fonoaudiólogos; e) a idade média de 35 semanas e 4 dias de idade gestacional apresentada pelos recém-natos quando foi realizada a avaliação fonoaudiológica, expressa a importância da fonoaudiologia na habilitação da função oral; f) não houve diferença de demanda entre gênero; g) o Setor de Fonoaudiologia atingiu seus objetivos nos casos atendidos, habilitando e/ou reabilitando a via natural de alimentação oral. Conclui-se que os fonoaudiólogos do IFF sentem a necessidade de serem mais sistemáticos em relação ao registro, no prontuário, da evolução dos pacientes que atendem como um meio de troca de informações entre eles e demais profissionais, assim como uma via para o estabelecimento de dados fundamentais a futuras pesquisas que forneçam sustentáculo científico às ações implementadas tanto na avaliação dos problemas disfuncionais, quanto nos processos terapêuticos utilizados para resolvê-los e/ou minimizá-los.
DeCS: Audiologia
Transtorno de Articulação
Issue Date: 2004
Publisher: Instituto Fernandes Figueira
Citation: BRAZIL, Antonio Carlos Vieira. A inserção da fonoaudiologia na atenção terciária: a atuação no Instituto Fernandes Figueira. 2004, 107 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher)- Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2004.
Date of defense: 2004
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Departamento de Ensino
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira
Program: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher e da Criança
Copyright: restricted access
Appears in Collections:IFF - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTONIO CARLOS VIEIRA BRASIL.pdf15.84 MBAdobe PDFThumbnail
    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.