Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35138
PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM MOOCS: ESTRUTURA DE DADOS PARA ANÁLISE DO PERFIL DE ALUNOS EM CURSOS DE ATENÇÃO À PESSOA IDOSA
Mota, Laura Gris | Date Issued:
2018
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O Brasil está envelhecendo e a inversão demográfica traz consigo desafios de saúde que devem ser considerados. Para tanto, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa e em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), criaram e implementaram o Programa de Qualificação em Saúde da Pessoa Idosa (PQSPI) e ofereceram, pelo Sistema UNAS-SUS, dois cursos para formação de profissionais de saúde. Após 18 meses de oferta, foram registradas mais de 90 mil matrículas. Contudo, pouco se sabe sobre o perfil do aluno que se matriculou nesses cursos. Assim, o presente projeto pretende identificar e descrever o perfil de profissionais de saúde vinculados aos cursos livres online e autoinstrucionais na temática Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa e, com isso, desenvolver uma proposta de estruturação dos dados que contribua para estudos futuros em relação a perfil de alunos em cursos autoinstrucionais, na área da saúde, que que permitam uma oferta de cursos e recursos educacionais otimizados, baseados no perfil e necessidades desses profissionais.
Share