Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3564
Title: Crescendo e aparecendo: o crescimento infantil na percepçäo materna
Advisor: Barbieri, Marco Antonio
Authors: Carvalho Filho, Grant W. B. de
Coadvisor: Borges, Sherrine Maria Njaine
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: A investigaçäo tem lugar em um bairro popular do Rio de Janeiro. O objetivo da pesquisa era o de estudar a percepçäo que as mäes possuiam sobre o crescimento físico de seus filhos. Com o intuito de captar essa realidade, recorreu-se primeiramente a uma revisäo da literatura médica. Nada relevante foi encontrado nesse primeiro recurso, que esclarecesse o enfoque almejado sendo assim, elegeu-se uma metodologia qualitativa a ser aplicada em uma investigaçäo de campo que verificasse o objetivo da pesquisa, i.e., a percepçäo materna em relaçäo ao crescimento físico de sua prole. O trabalho de campo concretizou-se em um total de vinte (20) entrevistas com mäes de crianças de 0 a 5 anos. Essas entrevistas foram gravadas e transcritas, sendo alguns trechos aproveitados no corpo da dissertaçäo pela riqueza de seu conteúdo. A pesquisa surgiu a partir da observaçäo do uso que as mäes faziam do cartäo da criança. O cartäo contém um histórico de saúde, dentre outros o gráfico de crescimento e um registro das vacinas da criança. Conclui-se pelos resultados obtidos, que as mäes perceberam o crescimento de seus filhos para além do gráfico contido no cartäo da criança. Além disso ficou um indício delas possuirem indicadores próprios para acompanhar o crescimento do filho, tais como: perda da roupa e comer sózinho. No final da pesquisa o autor levantou questões para serem respondidos futuramente, provavelmente por um grupo interdisciplinar.
keywords: Crescimento
Percepção
DeCS: Crescimento
Percepção de Tamanho
Relações Mãe-Filho
Issue Date: 1991
Publisher: Instituto Fernandes Figueira
Citation: CARVALHO FILHO, Grant W. B. de. Crescendo e aparecendo: o crescimento infantil na percepçäo materna. 1991. 62 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança)-Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 1991.
Date of defense: 1991
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Departamento de Ensino
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira
Program: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança
Copyright: restricted access
Appears in Collections:IFF - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GRAN W DE CARVALHO FILHO.pdf10.77 MBAdobe PDFThumbnail
    Request a copy



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.