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A INTERAÇÃO DA CRIANÇA COM O SEU MEIO AMBIENTE: COMO A ESCOLA MÉDICA ABORDA ESTA QUESTÃO?
Fonseca, Eliane Maria Garcez Oliveira da | Fecha del documento:
1994
Director
Co-director
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumen en portugues
O objetivo deste estudo foi conhecer como é abordada, a nível de ensino pediátrico de graduação, a interação da criança com seu meio ambiente, visando a compreensão do processo saúde-doença. Foi utilizada a metodologia da pesquisa social, através de entrevistas semi-estruturadas com professores de pediatria e médicos recém-graduados, observação participante e consulta bibliográfica, enfocando prioritariamente os documentos do ensino médico. A análise dos dados do material empírico indicou a base do contraste entre estes e as teorias e documentos oficiais sobre o assunto, apontando-nos as principais categorias de análise deste estudo. Os resultados sugerem que: - Existe um desvio da visão global da criança. Esta é vista de forma descontextualizada e homogênea, sem que se consiga resgatar a criança como um ser total. A interação com o meio ambiente não é apreendida com clareza. Não há percepção da realidade que precede o adoecimento, nem do desencadear da doença como um processo dinâmico e multifatorial. A análise da prática do ensino pediátrico na graduação demonstra a presença de inúmeros aspectos a serem contornados para que se alcance o objetivo de "promover a saúde da criança considerada em contexto global". Não existe planejamento teórico ou prático que contemple a importância do conhecimento do meio em que a criança vive, embora exista consenso sobre a importância disto entre os entrevistados. As perspectivas em relação ao trabalho são de que ele colabore, através da reflexão crítica sobre o assunto em questão, para uma mudança de atitude dos que lidam com a problemática saúde-doença-criança e na prática do processo ensino-aprendizagem.
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