Advisor | Batista, Nildo Alves | pt_BR |
Author | Fonseca, Eliane Maria Garcez Oliveira da | pt_BR |
Access date | 2011-11-09T14:45:43Z | |
Available date | 2011-11-09T14:45:43Z | |
Document date | 1994 | pt_BR |
Citation | FONSECA, Eliane Maria Garcez Oliveira da. A interação da criança com o seu meio ambiente: como a escola médica aborda esta questão. 1994. 114 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança)-Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 1994. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3571 | |
Abstract in Portuguese | O objetivo deste estudo foi conhecer como é abordada, a nível de ensino pediátrico de graduação, a interação da criança com seu meio ambiente, visando a compreensão do processo saúde-doença. Foi utilizada a metodologia da pesquisa social, através de entrevistas semi-estruturadas com professores de pediatria e médicos recém-graduados, observação participante e consulta bibliográfica, enfocando prioritariamente os documentos do ensino médico. A análise dos dados do material empírico indicou a base do contraste entre estes e as teorias e documentos oficiais sobre o assunto, apontando-nos as principais categorias de análise deste estudo. Os resultados sugerem que: - Existe um desvio da visão global da criança. Esta é vista de forma descontextualizada e homogênea, sem que se consiga resgatar a criança como um ser total. A interação com o meio ambiente não é apreendida com clareza. Não há percepção da realidade que precede o adoecimento, nem do desencadear da doença como um processo dinâmico e multifatorial. A análise da prática do ensino pediátrico na graduação demonstra a presença de inúmeros aspectos a serem contornados para que se alcance o objetivo de "promover a saúde da criança considerada em contexto global". Não existe planejamento teórico ou prático que contemple a importância do conhecimento do meio em que a criança vive, embora exista consenso sobre a importância disto entre os entrevistados. As perspectivas em relação ao trabalho são de que ele colabore, através da reflexão crítica sobre o assunto em questão, para uma mudança de atitude dos que lidam com a problemática saúde-doença-criança e na prática do processo ensino-aprendizagem. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Instituto Fernandes Figueira | |
Rights | restricted access | |
Title | A interação da criança com o seu meio ambiente: como a escola médica aborda esta questão? | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 1994 | |
Departament | Departamento de Ensino | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira | pt_BR |
Degree level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança | |
Co-Advisor | Tavares, Maria de Fátima Lobato | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
DeCS | Pediatria - educação | |
DeCS | Bem-Estar da Criança | |
DeCS | Escolas Médicas | |