Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3572
Title: Eu me perdi!: o significado da virgindade para as adolescentes
Advisor: Giffin, Karen Mary
Authors: Bastos, Olga Maria
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: Tem como área de interesse a sexualidade na adolescência e, mais especificamente, conhecer o significado da virgindade para adolescentes de diferentes grupos sociais. Um dos objetivos é poder contribuir para uma reflexäo na elaboraçäo dos programas de saúde para adolescentes, que estäo principalmente voltados para a prevençäo de DST/AIDS, gravidez na adolescência e distúrbios da sexualidade. O referencial teórico privilegiou o conceito de ideologia de gênero, sendo contempladas discussoes acerca de alguns aspectos relacionados a sexualidade dos adolescentes, educaçäo e orientaçäo sexual e sobre a virgindade. Realizamos entrevistas semi-estruturadas com 26 jovens de 15 a 17 anos, de duas escolas do Rio de Janeiro, uma pública e uma privada, para investigar se haviam diferentes opinioes entre os generos e entre os grupos sociais. A análise das entrevistas permite concluir que a virgindade ainda é valorizada pelas meninas entrevistadas, mas que houve uma mudança do paradigma para a concreçäo da primeira relaçäo sexual para essas meninas: se antes, somente o matrimonio legitimava o exercício da sexualidade da mulher, agora ele pode se legitimar através do amor. Encontramos diferenças em alguns tópicos da pesquisa, que se relacionam aos diferentes gêneros e grupos sociais, com predominância deste último. O estudo realizado pode fornecer subsídios para uma reavaliaçäo dos programas de saúde para os adolescentes, que estäo principalmente centrados na prevençäo de DST/AIDS, gravidez na adolescencia e distúrbios da sexualidade. Acreditamos na importância de que se contemple a discussäo de gênero e as especifidades dos diferentes grupos sociais, na elaboraçäo das políticas de saúde voltadas aos adolescentes. (AU)
DeCS: Sexualidade
Adolescente
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida - prevenção e controle
Doenças Sexualmente Transmissíveis - prevenção e controle
Gravidez na Adolescência
Educação Sexual
Issue Date: 1996
Publisher: Instituto Fernandes Figueira
Citation: BASTOS, Olga Maria. ..., Eu me perdi!: o significado da virgindade para as adolescentes. 1996. 138 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança)-Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 1996.
Date of defense: 1996-02
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Departamento de Ensino
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Program: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher e da Criança
Copyright: restricted access
Appears in Collections:IFF - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eu_me_perdi_Olga_Bastos (2).pdf14.8 MBAdobe PDFThumbnail
    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.