Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35787
A SICK-LIT COMO ESTRATÉGIA COMUNICACIONAL DE DISPOSITIVOS DE BIOIDENTIDADE
Novaes, Daniele da Silva Garcez | Date Issued:
2019
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Sick-lit (ou literatura doente) é um termo que circula no mercado editorial para referenciar livros de ficção que trazem em sua narrativa a temática de doenças. No século XXI, esse tipo de livro aparece endereçado para o público jovem através do gênero editorial Jovem-Adulto (Young Adult). O presente trabalho se propõe a apresentar um projeto de pesquisa, que busca investigar esse tipo de literatura a partir de um referencial teórico que possa pensá-la como uma estratégia comunicacional de dispositivos de bioidentidades. Para fins de recorte, será feito um mapeamento dos best-sellers dos últimos 10 anos que abordam a temática de transtornos mentais e análise das dimensões discursivas e materiais desses livros.
Share