Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3646
Title: A tecnologia no ensino pediátrico de graduaçäo: contribuiçäo ao seu estudo
Advisor: Batista, Nildo Alves
Authors: Zeitel, Raquel de Seixas
Coadvisor: Tavares, Maria de Fátima Lobato
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: O objetivo geral deste estudo foi analisar a relaçäo entre a tecnologia e o ensino pediátrico na graduaçäo, com base na visäo dos médicos entrevistado, na literatura existente e na analise e reflexäo da autora do tema. A metodologia utilizada foi da pesquisa social, através de entrevistas abertas apartir de um roteiro, feito com 15 médicos pediátras que trabalham em hospitais e ambulatórios com tempos diferentes de formados. A análise do material empirico retirados destas entrevistas em contrastes com o material teórico existente nos deu as principais categorias de análise desse estudo. Como resultados mais significativos vimos que: a tecnologia, dentro da visäo abstrata da criança produzida pelo nosso modelo de ensino, vem estimulando especializaçäo precoce; influênciando na relaçäo médico paciente pela forma inadequada de sua utilizaçäo, afastando assim o pediatra do seu real objeto de interesse que a criança. Além do que vem criando juizo de valor entre os profissionais no momento que iguala o saber técnico ao saber médico. As perspectivas em relaçäo ao trabalho säo de que ele colabore através da reflexäo crítica do assunto em questäo, com uma mudança de atitude para com os que lidam com a problemática saúde-doença-criança e o processo ensino-aprendizagem em nosso país.
DeCS: Pediatria - educação
Relações Profissional-Paciente
Issue Date: 1992
Publisher: Instituto Fernandes Figueira
Citation: ZEITEL, Raquel de Seixas. A tecnologia no ensino pediátrico de graduaçäo: contribuiçäo ao seu estudo. 1992. 61 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança)-Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 1992.
Date of defense: 1992
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Departamento de Ensino
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Fernandes Figueira
Program: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança
Copyright: restricted access
Appears in Collections:IFF - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAQUEL DE SEIXAS ZEITEL.pdf7 MBAdobe PDFThumbnail
    Request a copy



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.