Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3646
A TECNOLOGIA NO ENSINO PEDIÁTRICO DE GRADUAÇÄO: CONTRIBUIÇÄO AO SEU ESTUDO
Zeitel, Raquel de Seixas | Date Issued:
1992
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
O objetivo geral deste estudo foi analisar a relaçäo entre a tecnologia e o ensino pediátrico na graduaçäo, com base na visäo dos médicos entrevistado, na literatura existente e na analise e reflexäo da autora do tema. A metodologia utilizada foi da pesquisa social, através de entrevistas abertas apartir de um roteiro, feito com 15 médicos pediátras que trabalham em hospitais e ambulatórios com tempos diferentes de formados. A análise do material empirico retirados destas entrevistas em contrastes com o material teórico existente nos deu as principais categorias de análise desse estudo. Como resultados mais significativos vimos que: a tecnologia, dentro da visäo abstrata da criança produzida pelo nosso modelo de ensino, vem estimulando especializaçäo precoce; influênciando na relaçäo médico paciente pela forma inadequada de sua utilizaçäo, afastando assim o pediatra do seu real objeto de interesse que a criança. Além do que vem criando juizo de valor entre os profissionais no momento que iguala o saber técnico ao saber médico. As perspectivas em relaçäo ao trabalho säo de que ele colabore através da reflexäo crítica do assunto em questäo, com uma mudança de atitude para com os que lidam com a problemática saúde-doença-criança e o processo ensino-aprendizagem em nosso país.
Share