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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37199
INCLUSÃO DA AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS NA ORGANIZAÇÃO DE UM SERVIÇO DE SAÚDE BUCAL EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA: PROJETO DE INTERVENÇÃO
Urpia, Talita Moreira | Date Issued:
2017
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Estatal Saúde da Família. Salvador, BA, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA. Brasil.
Abstract in Portuguese
A avaliação da satisfação do usuário é uma ferramenta de gestão que permite adequar os serviços de saúde às reais necessidades da população, sendo considerado um indicador de qualidade. A Saúde da Família é uma estratégia proposta pelo Ministério da Saúde do Brasil que visa reorientar o modelo assistencial do Sistema Único de Saúde e reorganizar os serviços da Atenção Básica do país. Uma das atribuições comuns a todos os profissionais da Saúde da Família é realizar ações de atenção à saúde conforme a necessidade de saúde da população local. Entretanto, alguns serviços ainda são planejados com base nos dados epidemiológicos e sistemas de informação em saúde, desconsiderando as opiniões e avaliações dos usuários e apontando para práticas assistenciais centrados na doença. O presente trabalho é um projeto de intervenção com propostas de ação visando a resolução de um problema identificado em uma Unidade de Saúde da Família. As ações de saúde bucal desta unidade são organizadas sem a participação adequada dos usuários e sem conhecer o perfil dos mesmos. O objetivo geral desse projeto é incluir a avaliação da satisfação dos usuários como perspectiva e instrumento no processo de organização das ações de saúde bucal de uma unidade da Estratégia Saúde da Família de Camaçari, Bahia. Dessa forma, foi desenvolvido um plano de ações visando qualificar os profissionais no uso da avaliação da satisfação do usuário no processo de organização das ações em saúde bucal, realizar a avaliação da satisfação em si e construir estratégias para qualificar as ações em saúde bucal através da satisfação do usuário. Foram elaborados ainda um cronograma de execução e um mecanismo de monitoramento e avaliação desse processo. Assim, espera-se que a equipe de saúde bucal torne-mais qualificada no uso da satisfação do usuário na organização das suas ações e que esse processo seja incorporado na rotina da unidade. O uso dessa ferramenta irá permitir adequar o serviço às necessidades da população e ao modelo de atenção proposto pela Estratégia Saúde da Família. Consequentemente, será possível garantir a oferta de um serviço de qualidade, mais resolutivo, humanizado e que resultará em usuários mais satisfeitos.
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