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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37939
VIGILÂNCIA DA LEISHMANIOSE VISCERAL NO DISTRITO FEDERAL: ASPECTOS ORGANIZACIONAIS, SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA E MEDIDAS INTERSETORIAIS
Título alternativo
Surveillance of Visceral Leishmaniasis in the Federal District: organizational aspects, epidemiological situation and intersectoral measuresAutor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Governo do Distrito Federal. Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Diretoria de Vigilância Ambiental do Distrito Federal, Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Governo do Distrito Federal. Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Diretoria de Vigilância Ambiental do Distrito Federal, Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Resumo
Introdução: A leishmaniose canina coexiste com a doença humana e costuma precedê-la, sendo os cães o principal reservatório doméstico. São escassos os estudos sobre a vigilância e epidemiologia das Leishmanioses no Brasil, inclusive no Distrito Federal (DF). Objetivo: Descrever a vigilância da Leishmaniose Visceral no DF, quanto ao arranjo organizacional, situação epidemiológica e medidas intersetoriais para prevenção e controle da doença. Métodos: Estudo descritivo utilizando dados dos sites oficiais do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado e Saúde do DF, complementados por consulta à Diretoria de Vigilância Ambiental. Foram investigados os marcos históricos, a estrutura e as ações desenvolvidas, além da distribuição dos casos de Leishmaniose Visceral humana (LVH) e canina (LVC) por ano e região administrativa. Resultados: O histórico da evolução da vigilância da leishmaniose no DF e seu arranjo organizacional atual evidenciam a contínua ampliação e fortalecimento deste sistema. No período de 2004 a 2015, foram registrados 321 casos confirmados de LVH, dos quais 4,8% evoluíram para óbito, além de 6.608 casos de LVC. O aumento do número de casos de LVC precedeu o aumento de número de casos de LVH. Para enfrentamento desta zoonose, foram desenvolvidas e fortalecidas ações intersetoriais entre Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde e o Laboratório Central do DF. Conclusão: Faz-se necessária uma avaliação contínua da estrutura e capacidade de resposta do sistema territorial de vigilância da LVC, como componente fundamental da política nacional de saúde pública de combate às leishmanioses.
Resumo em Inglês
Introduction: Canine leishmaniasis coexists with human disease and usually precedes it, with dogs being the main domestic reservoir. There are few studies on the surveillance and epidemiology of Leishmaniasis in Brazil, including in the Federal District (DF). Objective: To describe the surveillance of Visceral Leishmaniasis in DF, regarding the organizational arrangement, epidemiological situation and intersectoral measures for prevention and control of the disease. Methods: Descriptive study using data from the official websites of the Ministry of Health and the Department of Health and Health of the Federal District, complemented by consultation with the Environmental Monitoring Board. The historical milestones, structure and actions developed, as well as the distribution of cases of human Visceral Leishmaniasis (LVH) and canine (LVC) per year and administrative region were investigated. Results: The history of the evolution of leishmaniasis surveillance in the Federal District and its current organizational arrangement evidences the continuous expansion and strengthening of this system. From 2004 to 2015, there were 321 confirmed cases of LVH, of which 4.8% died, and 6,608 cases of LVC. The increase in the number of cases of LVC preceded the increase in the number of cases of LVH. In order to cope with this zoonosis, intersectorial actions were developed and strengthened between the Epidemiological Surveillance Board, the Environmental Health Surveillance Directorate and the Central Laboratory of the Federal District. Conclusion: A continuous assessment of the structure and responsiveness of LVC’s territorial surveillance system is necessary as a fundamental component of the national public health policy to combat leishmaniasis.
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