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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38102
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE OS CONTEÚDOS DIVULGADOS NAS REVISTAS CIENTÍFICAS DE SAÚDE COLETIVA DE 1990 A 2015
Grupos educativos
Metodologia participativa
Educação
Atenção Primária à Saúde
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O interesse por este tema surgiu durante a experiência da autora como residente em uma unidade de Saúde da Família, onde grupos educativos foram desenvolvidos através de metodologia participativa. A partir disto, veio a necessidade de maior aproximação com os trabalhos científicos divulgados sobre o tema para compreender e analisar a educação em saúde na Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. Conhecer a produção científica divulgada sobre educação em saúde na Atenção Primária à Saúde no Brasil, no período de 1990 a setembro de 2015 e compreender o conteúdo dos artigos com relação à definição de educação em saúde. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre educação em saúde na APS no Brasil, no período de 1990 a setembro de 2015. A busca foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde através dos seguintes descritores: “atenção primária à saúde", “estratégia saúde da família” e “educação em saúde”. O foco desta pesquisa foram estudos sobre as práticas de educação em saúde direcionadas à comunidade. Foram selecionados 88 trabalhos publicados em revistas de diversas áreas. Deste total, os 30 artigos publicados em revistas da área de saúde coletiva foram submetidos a uma análise temática de seu conteúdo, para compreender a produção intelectual sobre o tema na referida área de conhecimento. Dos 30 trabalhos publicados em revistas de saúde coletiva, 5 (17%) não definem educação em saúde. Nos 25 artigos (83%) que definem educação em saúde, é possível perceber que há uma crítica à visão tradicional de educação e ao modelo assistencial biomédico. Observou-se que em 18 artigos (60%) existem apontamentos da visão crítica da construção de conhecimentos nas práticas dos serviços. Onze (37%) artigos apresentaram em seus resultados a predominância da visão tradicional de educação nas práticas analisadas. Alguns trabalhos (17%) mostraram que nas práticas dos serviços de saúde há uma coexistência da visão tradicional e crítica da construção do conhecimento. Observou-se que 17% dos artigos não definem o termo “educação em saúde” e apontam para um conceito que carrega em si uma visão tradicional sobre a construção do conhecimento. Embora alguns trabalhos apresentem a importância do diálogo, os profissionais ainda não conseguem implementá-lo em suas práticas. Mesmo quando há uma tentativa de abordar a visão crítica de educação, elementos do modelo tradicional ainda estão presentes no discurso.
Keywords in Portuguese
Saúde da famíliaGrupos educativos
Metodologia participativa
Educação
Atenção Primária à Saúde
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