Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39508
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
EMPREGO DE ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE VOLTADAS AO CONTROLE DE AEDES (STEGOMYIA) AEGYPTI (LINNAEUS, 1762), E PREVENÇÃO DA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Machado, Lisbete Ferro | Fecha del documento:
2019
Titulo alternativo
Use of recreational activities in health education aimed at the control of Aedes (Stegomyia) aegypti (Linnaeus, 1762), and prevention of Dengue, Zika and Chikungunya: an integrative reviewAutor
Director
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
O mosquito Aedes (Stegomyia) aegypti (Linnaeus,1762) é espécie cosmopolita, de elevada competência vetorial, antropofílico, de comportamento domiciliar e peridomiciliar, ocorrendo preferencialmente em aglomerados urbanos; transmissor da dengue e da febre amarela, também veicula o vírus Zika e Chikungunya, causadores das doenças que têm o mesmo nome, respectivamente. O presente estudo teve como objetivo discutir o conteúdo aplicado nas atividades lúdicas utilizadas nas atividades de educação em saúde voltadas ao controle das arboviroses (DZC), para isso foi realizada uma revisão integrativa, que teve a finalidade de reunir e sintetizar resultados de pesquisas sobre um delimitado tema ou questão, de maneira sistemática e ordenada, contribuindo para o aprofundamento do conhecimento do tema investigado. Foi realizada a identificação dos artigos nas bases de dados informatizadas: Pubmed, Medline, Lilacs e Scielo. A análise dos dados foi efetuada a partir da leitura dos artigos incluídos no estudo, separados em três grupos temáticos: Jogos, Teatro e Múltiplas estratégias. Durante a Revisão integrativa identificamos a existência de muitos artigos abordando a temática da educação em saúde. Porém, poucos se relacionaram ao objeto do estudo reforçando a ideia de que pouco se tem feito e/ou divulgado sobre educação em saúde com emprego de atividades lúdicas no combate às arboviroses Nos artigos avaliados constatou-se que já há uma mudança de paradigmas, e que, alguns autores participaram de uma construção junto à comunidade, atentando para a realidade local, numa postura de escuta, de modo a valorizar o conhecimento prévio dos cidadãos. O fato de se unir a esta proposta, o emprego de atividades lúdicas só enriqueceu o trabalho primoroso dos diversos autores pesquisados, a essência de nosso estudo, estimulando desta forma a cooperação, a solidariedade, a alegria, a sensibilização e o interesse pelo conhecimento, facilitando a aprendizagem significativa. A percepção e análise de lacunas de conhecimento podem ter sido menos facilitadas devido aos conteúdos de algumas atividades não terem sido apresentados de forma tão explícita ou detalhada pelos seus autores. Entretanto, algumas lacunas foram apontadas, ressaltando a importância das medidas de proteção individual, esteja a pessoa saudável ou doente, como o uso de repelentes, telas e mosquiteiros. Também há que incluir os quadros de ciclos de transmissão da Zika, da febre de Chikungunya, bem como de outras formas de transmissão menos citadas como sexual, transovariana, sanguínea e fetal.
Resumen en ingles
The Aedes (Stegomyia) aegypti (Linnaeus, 1762) mosquito is a cosmopolitan species with high vectorial competence, anthropophilic, domiciliary and peridomiciliary behavior, occurring mainly in urban agglomerates; transmitter of dengue fever and yellow fever, also carries the virus Zika and Chikungunya, causing Zika and Chikungunya fever, respectively. The objective of this study is to discuss content applied to recreational activities used in health education activities aimed at the control of arboviruses (DZC), for which an integrative review was carried out, with the purpose of gathering and synthesizing research results on a delimited topic or issue, systematicaly and in order, contributing to deepen knowledge of the subject under investigation. The articles were identified in the following databases Pubmed, Medline, Lilacs and Scielo.Data analysis was carried out by reading the articles included in the study, separated into three thematic groups: Games, Theater and Multiple strategies. During the integrative review we identified the existence of many articles addressing the issue of health education. However, few were related to the object of the study reinforcing the idea that little has been done and / or disclose about health education using recreational activities in the fight against arboviruses. In the articles evaluated it was verified that there is already a paradigm shift, and some authors participated in a construction with the community, taking into account the local reality, in a listening posture, in order to value the prior knowledge of the citizens. The fact of joining this proposal, the use of playful activities only enriched the exquisite work of the various authors studied, the essence of our study, thus stimulating cooperation, solidarity, joy, awareness and interest in knowledge, facilitating meaningful learning. The perception and analysis of knowledge gaps may have been complicated because contents on some activities were not presented as explicitly or in detail by their authors. However, some gaps have been pointed out, emphasizing the importance of individual protection measures, whether healthy or ill, such as the use of repellents, screens and mosquito nets. Zika's transmission cycle frames, Chikungunya fever, as well as other less-quoted transmission modes such as sexual, transovarian, blood and fetal, should also be included.
Compartir