Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4083
E A VIDA HUMANA, O QUE É? : O DIÁLOGO ENTRE A CIÊNCIA, A RELIGIÃO, OS PROFESSORES E O SENSO COMUM ENRIQUECENDO O ENSINO DE CIÊNCIAS
Veneu-Lumb, Fernanda Azevedo | Data do documento:
2009
Autor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Este estudo tem como objetivo recolher, sistematizar, analisar e comparar os discursos científicos, religiosos e de professores de ciências do Ensino Médio sobre a definição humana. Como produções sociais, ciência e religião influenciam a sociedade e são influenciadas por ela. Os chamados representantes do senso comum também foram ouvidos, a fim de promover o diálogo entre ciência, religião e sociedade. A pesquisa, com abordagem qualitativa, utilizou entrevistas semi-estruturadas para a coleta de dados. Estes dados estão sendo analisados à luz da multirreferencialidade, ou seja, sob a ótica de vários olhares teóricos. As “falas” dos sujeitos foram registradas e analisadas por meio de interpretação simples, buscando-se identificar os significados mais importantes, no sentido de enriquecer a percepção de setores sociais envolvidos com o tema, bem como dos integrantes da sociedade que não lidam diretamente com o assunto. Ao conjugar múltiplos discursos sobre uma das indagações mais antigas da humanidade, pretende-se gerar subsídios a serem utilizados em ambientes de educação formal e não-formal em biociências e saúde. Ao sistematizar discursos que ordinariamente não são vistos juntos, e este é o ineditismo da pesquisa, pretende-se fornecer informações mais abrangentes para a capacitação de professores, bem como para incluir a temática de maneira multidisciplinar nos livros didáticos de ciências, e dessa forma, contribuir, de forma significativa, paa o processo ensino-aprendizagem de ciências.
Resumo em Inglês
This study aims to collect, systematize, analyse and compare scientific, religious speeches and high school science teachers on human definition. How social production, science and religion influence society and are influenced by it. The so-called representatives of common sense were also heard, in order to promote dialogue between science, religion and society. The research, qualitative approach, semi-structured interviews used for data collection. These data are being analysed in the light of the multirreferencialidade, that is, from the perspective of various theoretical perspectives. The "lines" of the subjects were recorded and analyzed through simple interpretation, seeking to identify the most important meanings in order to enrich the perception of social sectors involved with the subject, as well as of the members of the society who do not deal directly with the matter. To combine multiple discourses on one of the oldest questions of humanity, it is intended to generate subsidies to be used in formal education and non-formal in biosciences and health. To systematize speeches that ordinarily are not seen together, and this is the originality of the research is intended to provide comprehensive information to the training of teachers, as well as to include the theme of multidisciplinary way in science textbooks, and therefore contribute significantly paa the process education-aprendizag
Referência
VENEU-LUMB, Fernanda Azevedo. E a vida humana, o que é ? : o diálogo entre a ciência, a religião, os professores e o senso comum: enriquecendo o ensino de ciências. 2009. 114 f. Tese (Doutorado Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.Data de defesa
2009-12-11
Local de defesa
Rio de Janeiro / RJ
Departamento
Instituto Oswaldo Cruz
Instituição de defesa
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz
Programa
Programa Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde
Arquivos deste item
- Nome:
- fernanda_veneulumb_ioc_ebs_.pdf
- Tamanho:
- 686.5Kb
- Formato:
- application/
-
Visualizar/
Abrir
Compartilhar