Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/40981
Título: Relatório avalia disseminação da Covid-19 entre indígenas
Autor(es): Fundação Oswaldo Cruz
Afiliação: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Publica Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo: Um grupo de pesquisadores da Fiocruz e da Fundação Getulio Vargas (FGV) acaba de produzir um relatório sobre o risco de disseminação da Covid-19 entre populações indígenas a partir da vulnerabilidade geográfica e sociodemográfica desse segmento. De acordo com o estudo, a chegada da Covid-19 impõe grandes desafios às comunidades indígenas, às autoridades de saúde e a toda a sociedade para promover a proteção dessa população contra a nova doença, que pode causar grandes impactos sociais de saúde. Com a interiorização da epidemia, o que é esperado para as próximas semanas, deverá ocorrer um expressivo aumento do montante da população indígena em alto risco. Os pesquisadores anexaram ao relatório uma carta dirigida ao Conselho Deliberativo (CD) da Fiocruz. Em um trecho da carta, os pesquisadores afirmam que “o crescimento exponencial de casos confirmados de Covid-19 na população brasileira e a clara interiorização da circulação viral, com destaque para os estados do Amazonas e Amapá, nos alertam para os impactos dessa pandemia nos povos indígenas”. O relatório é o primeiro de uma série que acompanhará a disseminação da epidemia na população indígena. O documento foi produzido por pesquisadores do Núcleo de Métodos Analíticos para Vigilância em Epidemiologia do Programa de Computação Científica da Fiocruz e da FGV, em parceria com Grupo de Trabalho sobre Vulnerabilidade Sociodemográfica e Epidemiológica dos Povos Indígenas no Brasil à Pandemia de Covid-19, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Acesse o relatório no campo “Documento relacionado”, abaixo.
Palavras-chave: COVID-19
Infecções por Coronavirus
Populações Indígenas
Saúde de Populações Indígenas
Vulnerabilidade Social
DeCS: Infecções por Coronavirus
Saúde de Populações Indígenas
Vulnerabilidade Social
Data do documento: 2020
Editor: ENSP/Fiocruz
Documento relacionado: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/40980
Referência: FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA. Relatório avalia disseminação da Covid-19 entre indígenas. Informe ENSP, 24 abr. 2020. 1 p.
Direito autoral: open access
Aparece nas coleções:ENSP - Artigos publicados em Jornais
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RelatórioCovid-19Indígenas.pdf149.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.