Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4153
Title: Repositório institucional da saúde: a experiência da Fundação Oswaldo Cruz
Other Titles: Institutional repository in the health sector: the experience of the Fundação Oswaldo Cruz
Authors: Carvalho, Maria da Conceição Rodrigues de
Silva, Cícera Henrique da
Guimarães, Maria Cristina Soares
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Descreve a trajetória da criação, desenvolvimento e implementação do Repositório Institucional da Fiocruz - Arca, que iniciou suas atividades em 2007, com o objetivo de garantir a preservação da memória da produção científica e técnica do Icict e sua ampliação na perspectiva de promover o acesso livre e irrestrito da produção intelectual da Fiocruz. O Movimento do Acesso Livre à informação científica vem se firmando em todo mundo e no Brasil essa iniciativa começa a se manifestar, em 2005. Na área da saúde, neste mesmo ano foi lançada, no âmbito do IX Congresso Mundial de Informação em Saúde e Bibliotecas - ICML9 a Declaração de Salvador – Compromisso com a Equidade, que defende a equidade no acesso à informação cientifica como condição essencial para melhorar a saúde das coletividades. A Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz foi pioneira em direção ao ‘Acesso Livre’ na área por meio de duas iniciativas lideradas pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - Icict. A primeira delas foi o lançamento da ‘Revista Eletrônica de Comunicação Informação e Inovação em Saúde – RECIIS’, situada na via dourada do acesso livre. A segunda iniciativa foi a implementação do ‘Repositório Institucional da Fiocruz – Arca’ situada na via verde.
Abstract: open access
Keywords: Institutional Repository Arca
Scientific and Technological Information in Health
Open access
Memory in Science, Technology and Health
keywords: Arca - Repositório Institucional
Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Acesso livre
Memória em Ciência, Tecnologia e Saúde
DeCS: Acesso aberto
Issue Date: 2012
Publisher: UFPB
Citation: CARVALHO, Maria da Conceição Rodrigues de; SILVA, Cícera Henrique da; GUIMARÃES, Maria Cristina Soares. Repositório institucional da saúde: a experiência da Fundação Oswaldo Cruz. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 22, n. 1, p. 97-103, jan./abr. 2012.
ISSN: 1809-4783
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Repositorio_Institucional_Saude.pdf138.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.