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ENGAGEMENT OF FATHERS IN PARENT GROUP INTERVENTIONS FOR CHILDREN WITH CONGENITAL ZIKA SYNDROME: A QUALITATIVE STUDY
Author
Affilliation
London School of Hygiene & Tropical Medicine, Londres. Reino Unido.
London School of Hygiene & Tropical Medicine, Londres. Reino Unido.
Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
London School of Hygiene & Tropical Medicine, Londres. Reino Unido.
London School of Hygiene & Tropical Medicine, Londres. Reino Unido.
Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
London School of Hygiene & Tropical Medicine, Londres. Reino Unido.
Abstract in Portuguese
Nosso objetivo foi explorar o envolvimento dos pais em uma intervenção em grupo de base comunitária (Juntos) para crianças com síndrome do zika congênita (CZS) e seus cuidadores no Brasil. Seis grupos Juntos foram facilitados de agosto de 2017 a maio de 2018. Realizamos um estudo qualitativo para avaliar a viabilidade e aceitabilidade da intervenção para pais de crianças com CZS. Os métodos incluíram observação participante, discussões em grupos focais e entrevistas semiestruturadas de pais com uma criança matriculada no programa. Os dados coletados foram transcritos, codificados e analisados tematicamente para explorar a preferência do pai e as crenças sobre a intervenção e para avaliar possíveis barreiras e facilitadores ao seu envolvimento. Quarenta e nove famílias (61 participantes) se inscreveram, das quais 20% (12/61) eram pais. Sete (58%) pais participaram de mais de 7 de 10 sessões. O conteúdo de Juntos foi considerado aceitável pelos pais que compareceram. A participação no grupo ofereceu aos pais a oportunidade de compartilhar experiências de cuidar de seus filhos e demonstrar sua importância como agentes de cuidado. Compromissos no trabalho e a visão das mães como cuidadoras primárias eram barreiras ao envolvimento dos pais. Os facilitadores do engajamento incluíram uma apresentação de objetivos claros para o envolvimento dos pais e a oportunidade de aprender uma habilidade prática relacionada ao cuidado de seus filhos. Uma melhor compreensão das perspectivas dos pais é crucial para ajudar a aumentar seu envolvimento nas intervenções dos pais.
Abstract
We aimed to explore the engagement of fathers in a community-based group intervention (Juntos) for children with congenital Zika syndrome (CZS) and their caregivers in Brazil. Six Juntos groups were facilitated from August 2017 to May 2018. We conducted a qualitative study to evaluate the feasibility and acceptability of the intervention for fathers of children with CZS. Methods included participant observation, focus group discussions, and semi-structured interviews of fathers with a child enrolled in the program. Data collected were transcribed, coded and thematically analyzed to explore father preference for, and beliefs about the intervention and to assess potential barriers and enablers to their involvement. Forty-nine families (61 participants) enrolled, of whom 20% (12/61) were fathers. Seven (58%) fathers attended more than 7 out of 10 sessions. The content of Juntos was found to be acceptable to those fathers who attended. Participation in the group offered fathers the opportunity to share experiences of caring for their child and demonstrate their importance as care agents. Work commitments, and the view of mothers as primary caregivers were barriers to engagement of fathers. Facilitators to engagement included a presentation of clear objectives for fathers’ involvement and the opportunity to learn a practical skill related to caring for their child. A better understanding of the perspectives of fathers is crucial to help increase their involvement in parenting interventions.
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