Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41769
Title: Huremović D, editor. Psychiatry of Pandemics: A Mental Health Response to Infection Outbreak. Gewerbestrasse: Springer Nature; 2019 (Resenha)
Authors: Silva Filho, Orli Carvalho da
Minayo, Maria Cecília de Souza
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: No futuro, 2020 será identificado pela Covid-19, pois toda a população do planeta terá sido globalmente afetada por essa pandemia. Ainda que essa afirmação assuma tonalidade catastrófica, ela é fortemente amparada por uma premissa do livro aqui resenhado: poucos fenômenos ao longo da história da humanidade moldaram os desfechos, as permanências e as inovações das sociedades como fizeram os surtos e as epidemias de doenças infecciosas. Publicado em 2019, logo após o centenário da mais letal pandemia ocorrida no mundo, Psychiatry of Pandemics: A Mental Health Response to Infection Outbreak, ainda sem tradução para o português, apresenta-se mais atual do que esperado por seu editor. No prefácio da obra, Huremović sugere que a obra poderia ter sido escrita um século antes, quando a chamada Gripe Espanhola (1918) varria o planeta e a psiquiatria moderna se fortalecia enquanto especialidade médico-científica. O movimento cíclico dos problemas em saúde pública mostra que, apesar da sugestão editorial de uma obra datada, esta se mostra agudamente pertinente e atual. Assim, por suas dimensões retro e prospectivas, sua leitura se soma aos relevantes estudos que estão sendo produzidos no presente momento de isolamento social.
keywords: Pandemias
Doenças Transmissíveis
Saúde Mental
COVID-19
Infecções por Coronavirus
DeCS: Pandemias
Doenças Transmissíveis
Saúde Mental
Infecções por Coronavirus
Issue Date: 2020
Publisher: ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva)
Citation: SILVA FILHO, Orli Carvalho da; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Huremović D, editor. Psychiatry of Pandemics: A Mental Health Response to Infection Outbreak. Gewerbestrasse: Springer Nature; 2019. Ciênc. Saúde Coletiva, v.25, supl.1, p.2499-2500, 2020.
DOI: 10.1590/1413-81232020256.1.11272020
ISSN: 1413-8123
Copyright: open access
Appears in Collections:ENSP - Artigos de Periódicos
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PsychiatryPandemicsResenha.pdf108.07 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.