Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42083
Type
BookCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
16 Paz, Justiça e Instituições EficazesCollections
Metadata
Show full item record
SAÚDE INDÍGENA EM PERSPECTIVA: EXPLORANDO SUAS MATRIZES HISTÓRICAS E IDEOLÓGICAS
Carla Costa Teixeira é doutora em antropologia social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília. É professora associada II do mesmo Programa e líder do Grupo de Pesquisa Antropologia Política da Saúde/CNPq.
Organizer
Affilliation
Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Leônidas e Maria Deane. Manaus, AM, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Leônidas e Maria Deane. Manaus, AM, Brasil.
Abstract in Portuguese
Compreender a atual política pública de saúde indígena à luz de seus antecedentes: com este objetivo, pesquisadores de diferentes especialidades e regiões do país se reuniram para produzir esta coletânea, que busca aumentar a visibilidade das vozes indígenas no cenário sociopolítico brasileiro. Os capítulos oferecem um panorama bastante consistente sobre o campo da saúde indígena no Brasil. O livro analisa o contexto político e institucional que originou o SUS e, particularmente, o Subsistema de Saúde Indígena. Assinala as diferenças e as dificuldades, mas também aponta caminhos de articulação possíveis entre o sistema médico oficial e o sistema indígena. Mais: corrobora a importância do diálogo para estabelecer interações criativas e, sobretudo, “contribuir com a provisão de uma atenção sanitária culturalmente sensível".
Publisher
Editora Fiocruz
Citation
TEIXEIRA, Carla Costa; GARNELO, Luiza. Saúde Indígena em perspectiva: explorando suas matrizes históricas e ideológicas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2014. 262 p. Inclui E-book.DOI
10.7476/9788575415825ISBN
978-85-7541-449-1Notes
eISBN: 978-85-7541-582-5Carla Costa Teixeira é doutora em antropologia social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília. É professora associada II do mesmo Programa e líder do Grupo de Pesquisa Antropologia Política da Saúde/CNPq.
Share