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ACESSO AOS MUSEUS DE CIÊNCIAS: O CASO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Ribeiro, Suzi Meneses | Fecha del documento:
2019
Titulo alternativo
Access to science museums: the case of adult educationAutor
Director
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, na qual assegura-se três funções: 1) Reparadora, 2) Equalizadora e 3) Qualificadora. Considera-se que a EJA proporciona uma ampliação de expectativas de futuro, renova oportunidades de aprendizagem e serve como um importante instrumento para combate das desigualdades sociais. Os museus de Ciências, por sua vez, são espaços de educação não formal que proporcionam múltiplas experiências aos visitantes. O objetivo do trabalho foi contribuir na compreensão do papel dos museus de Ciências no contexto da educação de jovens e adultos. Para isso a pesquisa foi direcionada em conhecer as percepções de alunos da educação de jovens e adultos a partir da experiência de visita a um museu de Ciências; identificar ações educativas em museus de ciências voltadas para o público da Educação de jovens e adultos; e descrever possíveis estratégias de ações educativas na educação de jovens e adultos. Foi realizado o acompanhamento de turmas de EJA ao Museu da Vida e suas impressões foram registradas. Além disso, foi feito um levantamento em dez museus de Ciências localizados na cidade do Rio de Janeiro a respeito de suas ações que favoreçam e estimulem a presença de estudantes da modalidade EJA nesses espaços. Foram identificados alguns fatores que dificultam a visitação desses estudantes a essas instituições, como falta de transporte e o não funcionamento em horário noturno. Poucos museus possuem estratégias inclusivas para o público da EJA. Os dados levantados aqui reforçam a necessidade de políticas públicas direcionadas ao estreitamente entre essas duas grandes instituições que incluam os estudantes de turno noturno da EJA e que esta possa executar assim, a sua função equalizadora.
Resumen en ingles
The adult education is an educational modality, in which three functions are assured: 1) Reparative, 2) Equalizer and 3) Qualifier. Adult education is considered by provides an expansion of future expectations, renews learning opportunities, and it is a important to combat social inequalities. On the other hand, science museums are non-formal education spaces that provide multiple experiences for visitors. This work aims to contribute to the understanding of the role of science museums in the context of adult education programs. For this, the research was directed to know the perceptions of students after the experience of visiting a museum of Sciences; to identify educational actions in science museums directed to adults; and to describe possible strategies of educational actions in adult education. Group of students were observed in a visit to Museu da Vida and their impressions were recorded. Additionally, informations concerning science museum’s actions that favor and stimulate the presence of adult students were obtained in ten museums located in Rio de Janeiro city. Some factors that make it difficult for these students were identified, such as, difficulties of transportation and non-functioning in the night period in several museums. Few museums have specific strategies for the audience of adult education. The information collected here reinforce the need for public policies which care about to improve museum and adult school connection´s, and students of night period can be included. It is fundamental to perform equalizing function of adult education.
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