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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43259
INVESTIGAÇÃO SOBRE A TEMÁTICA ALIMENTAÇÃO: PERCEPÇÕES DE DOCENTES EM FORMAÇÃO CONTINUADA
Santos, Georgianna Silva dos | Date Issued:
2020
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O tema Educação Alimentar e Nutricional vem sendo discutido com frequência nas áreas de Educação, Ensino de Ciências e nas políticas relacionadas a saúde pública, devido aos altos percentuais de sobrepeso e obesidade no Brasil. Neste sentido, a alimentação saudável é um hábito que deve ser ensinado e praticado desde a infância para uma vida mais comprometida com a saúde nas fases posteriores. Um aspecto a ser considerado é que existe uma carência na formação dos professores em relação aos conteúdos que retratam a saúde, apresentando conhecimento moderado, indicando que eles deveriam receber atualização. Diante desses aspectos, traçamos como objetivo refletir sobre as contribuições de uma disciplina do curso de formação continuada para professores de uma instituição pública federal do Rio de Janeiro, sobre o tema Alimentação. Para tal, realizamos uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, na qual levantamos os conhecimentos específicos dos docentes sobre o tema e analisamos os dados obtidos, através da metodologia da Tematização de Fontoura e, posteriormente, dialogamos com o aporte teórico adotado No segundo momento, após a apresentação e discussão do conteúdo, os professores elaboraram atividades diversificadas com viés investigativo e acompanhamos o desenvolvimento das atividades na turma de um dos docentes que participou do curso. Os resultados revelaram lacunas nas concepções dos docentes sobre os temas que envolvem a Alimentação, a partir do diagnóstico inicial que foi realizado. No decorrer da disciplina, através da avaliação processual, identificamos nas verbalizações dos docentes construção de ideias fundamentadas sobre os temas discutidos, no qual destacaram o que poderia ou não funcionar no seu contexto de trabalho. Tais evidências de mudança conceitual foram verificadas tanto no argumento dos professores, quanto na elaboração de atividades que produziram e que servirão de auxílio ao desenvolverem o tema com suas turmas. Concluímos que a maior contribuição deste trabalho para área de Ensino de Ciências foi oferecer uma disciplina no curso para professores e discutir diferentes possibilidades de ensino com o uso de estratégias, e ao mesmo tempo despertar a atenção dos participantes, acreditando nas suas potencialidades.
Abstract
The theme of Food and Nutrition Education has been frequently discussed in the areas of Education, Science Teaching and in policies related to public health, due to the high percentages of overweight and obesity in Brazil. In this sense, healthy eating is a habit that must be taught and practiced since childhood for a life more committed to health in the later stages. One aspect to be considered is that there is a lack of training for teachers in relation to the content that portrays health, presenting moderate knowledge, indicating that they should be updated. In view of these aspects, we aim to reflect on the contributions of a discipline of the continuing education course for teachers of a federal public institution in Rio de Janeiro, on the theme Food. To this end, we carried out a descriptive research with a qualitative approach, in which we raised the specific knowledge of teachers on the topic and analyzed the data obtained, through the methodology of Thematization of Fontoura and, later, we dialogued with the adopted theoretical contribution In the second moment, after the presentation and discussion of the content, the teachers developed diversified activities with an investigative bias and we followed the development of the activities in the class of one of the teachers who participated in the course. The results revealed gaps in the teachers' conceptions about the themes that involve Food, from the initial diagnosis that was made. Throughout the course, through the procedural assessment, we identified in the teachers' verbalizations the construction of ideas based on the topics discussed, in which they highlighted what could or could not work in their work context. Such evidence of conceptual change was verified both in the teachers' argument and in the elaboration of activities that they produced and that will help to develop the theme with their classes. We concluded that the greatest contribution of this work to the area of Science Teaching was to offer a course in the course for teachers and discuss different teaching possibilities with the use of strategies, and at the same time to awaken the attention of the participants, believing in their potential.
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