Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/44458
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
DOENÇAS PRÉ-INVASIVA E INVASIVA EM MULHERES COM DIAGNÓSTICO CITOPATOLÓGICO DE LESÃO DE ALTO GRAU NÃO PODENDO EXCLUIR MICROINVASÃO
Diagnóstico
Neoplasia intraepitelial cervical
Esfregaço Vaginal
Programas de Rastreamento
Neoplasia Intraepitelial Cervical - Diagnóstico
Esfregaço Vaginal
Programas de Rastreamento
Kuperman, Nina de Siqueira | Fecha del documento:
2013
Director
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Introdução: O câncer do colo do útero é a 3ª neoplasia mais frequente no Brasil e tem alto potencial de prevenção e de cura. Não conhecemos a frequência de doença invasiva em mulheres com diagnóstico citopatológico de lesão de alto grau não podendo excluir microinvasão (HSIL-micro). Objetivo: Estimar o risco, por meio da razão de prevalências (RP), de lesão pré-invasiva e de lesão invasiva em mulheres com exame citopatológico de HSIL-micro em comparação àquelas com lesão de alto grau (HSIL), bem como sua relação com os achados colposcópicos. Metodologia: Estudo de corte transversal em que mulheres com HSIL-micro encaminhadas para duas unidades de referência foram identificadas na base de dados do laboratório que centralizava esses exames no município do Rio de Janeiro, no período de junho de 2006 a junho de 2012. Para cada mulher com HSIL-micro foram identificadas quatro mulheres com diagnóstico de HSIL recebidas em datas mais próximas de cada uma com HSIL-micro e que preenchessem os critérios de inclusão. Os dados foram obtidos a partir de revisão dos prontuários. Resultados: Foram incluídas 47 pacientes com laudo de HSIL-micro e 188 pacientes com laudo de HSIL. Controlando para idade, mulheres com HSIL-micro apresentaram RP de lesões pré-invasivas e invasivas 1,25 (IC95% 1,10-1,42) vezes maior do que as com HSIL. Para lesão invasiva, a RP foi 3,67 (IC95% 2,30-5,85) vezes maior nas mulheres com HSIL-micro. Não encontramos associação significativa entre a presença de lesões e achados colposcópicos ou possibilidade de visão da Junção escamo-colunar.
Palabras clave en portugues
Neoplasias do Colo do ÚteroDiagnóstico
Neoplasia intraepitelial cervical
Esfregaço Vaginal
Programas de Rastreamento
DeCS
Neoplasias do Colo do Útero - DiagnósticoNeoplasia Intraepitelial Cervical - Diagnóstico
Esfregaço Vaginal
Programas de Rastreamento
Compartir