Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/45041
INTERCULTURALIDADE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES INDÍGENAS DE SAÚDE NA REGIÃO DO ALTO RIO PURUS, BRASIL
Interculturalidad y formación profesional de agentes indígenas de salud en la región de alto rio Purus, Brasil
Agentes Indígenas de Saúde
Formação Profissional em Saúde
Educação Indígena
Indigenous Health Agents
Professional Training
Indigenous Education
Agentes de Salud Indígenas
Capacitación Profesional en Salud
Educación Indígena
Saúde de Populações Indígenas
Agentes Comunitários de Saúde
Educação Profissional em Saúde Pública
Título alternativo
Interculturality and health professional education of indigenous health agents in the region of upper Purus river, BrazilInterculturalidad y formación profesional de agentes indígenas de salud en la región de alto rio Purus, Brasil
Afiliação
Ministério da Educação. Instituto Federal do Acre. Rio Branco, AC, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumo
Este artigo discute a perspectiva intercultural na formação de Agentes Indígenas de Saúde no contexto da região do Alto Rio Purus/Brasil. Procura-se discutir a experiência da Escola Técnica de Saúde Maria Moreira da Rocha na implementação do curso de Agentes Comunitários Indígenas de Saúde, entre 2012 e 2014. É uma pesquisa qualitativa, que utiliza a análise de conteúdo, a partir da realização de entrevistas semiestruturadas. São examinados os discursos adotados sobre a construção e implementação curricular a partir de análises críticas da interculturalidade. Destacamos as discussões referentes ao discurso sobre “resgate” cultural presente na proposta, a utilização do papel de mediadores e tradutores indígenas no desenvolvimento das atividades, a abordagem do pluralismo médico e os conflitos decorrentes da mudança do modelo de atenção nos serviços de saúde. Identificamos que a interculturalidade é um importante desafio na formação dos Agentes Indígenas de Saúde, pelas suas múltiplas implicações no processo pedagógico. Concluímos que esta experiência nos alerta para a importância da discussão sobre interculturalidade na educação para a formulação e implementação de processos formativos de Agentes Indígenas de Saúde.
Resumo em Inglês
This article discusses the intercultural perspective in the formation of Indigenous Health Agents in the context of the Upper Rio Purus/Brazil. It seeks to discuss the Technical School of Health Maria Moreira da Rocha’s experience in the implementation of a course directed to Community Indigenous Agents of Health, between 2012 and 2014. It is a qualitative research, which uses content analysis, from the semi-structured interviews conducted. It is examined from a critical analysis of interculturality the discourses adopted on the curriculum construction and implementation. We highlight the discussions regarding the discourse on cultural "rescue" in the proposal, the use of the role of indigenous mediators and translators in the development of activities, the approach to medical pluralism and the conflicts arising from the change in the model of care in health services. We identified that interculturality is an important challenge in the formation of Indigenous Health Agents, due to its multiple implications in the pedagogical process. We conclude that this experience alerts us to the importance of the discussion on interculturality in education for the formulation and implementation of Indigenous Health Agents training processes.
Resumo em Espanhol
Este artículo discute la perspectiva intercultural en la formación de Agentes de Salud Indígenas en el contexto de la región del Alto Río Purús / Brasil. Buscamos discutir la experiencia de la Escuela Técnica de Salud Maria Moreira da Rocha en la implementación del curso de Agentes de Salud Comunitarios Indígenas, entre 2012 y 2014. Es una investigación cualitativa, que utiliza análisis de contenido, basado en entrevistas semiestructuradas. Los discursos adoptados sobre la construcción e implementación curricular se examinan a partir de análisis críticos de la interculturalidad. Destacamos las discusiones relacionadas con el discurso sobre el “rescate” cultural presente en la propuesta, el uso del rol de los mediadores y traductores indígenas en el desarrollo de las actividades, el enfoque del pluralismo médico y los conflictos derivados del cambio de modelo de atención en los servicios de salud. Identificamos que la interculturalidad es un desafío importante en la formación de Agentes de Salud Indígenas, debido a sus múltiples implicaciones en el proceso pedagógico. Concluimos que esta experiencia nos alerta sobre la importancia de la discusión sobre la interculturalidad en la educación para la formulación e implementación de los procesos de formación en Agentes de Salud Indígenas.
Palavras-chave
InterculturalidadeAgentes Indígenas de Saúde
Formação Profissional em Saúde
Educação Indígena
Palavras-chave em inglês
InterculturalityIndigenous Health Agents
Professional Training
Indigenous Education
Palavras-chave em espanhol
InterculturalidadAgentes de Salud Indígenas
Capacitación Profesional en Salud
Educación Indígena
DeCS
Assistência à Saúde Culturalmente CompetenteSaúde de Populações Indígenas
Agentes Comunitários de Saúde
Educação Profissional em Saúde Pública
Compartilhar