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TCCDerechos de autor
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O MUSEU DA FARMÁCIA E AS CRIANÇAS: A EXPRESSÃO DE OBJETOS E CONHECIMENTOS NAS CARTAS DE AFETO AOS EDUCADORES
Ação Educativa
Cartas de Crianças
Objetos de Museu
Divulgação Científica
Educational Activities
Children's Letters
Museum Objects
Science Communication
Borges, Ana Clara Lopes | Fecha del documento:
2020
Titulo alternativo
The Pharmacy Museum and children: the expression of objects and knowledge in letters of affection to educatorsAutor
Director
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Levando em consideração as atividades educativas realizadas no Museu da Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto entre os anos de 2015 e 2018, este trabalho se destinou a analisar um dos produtos da ação educativa “Museu: Escola, educação e saúde”. Entre os materiais produzidos e arquivados no museu, selecionamos como corpus de pesquisa um conjunto de 15 cartas escritas por crianças para a equipe do museu após a conclusão das atividades que integraram a ação educativa no ano de 2017. O principal objetivo deste trabalho foi a realização de um estudo exploratório a respeito desse conjunto de cartas, com intuito de analisar como os objetos e conhecimentos aparecem no contexto dessas produções. A metodologia se deu em etapas: a) fundamentação teórica do trabalho; b) visita técnica ao museu para levantamento de dados; c) exploração do material mediante leitura compreensiva; d) organização e sistematização dos dados em quadro próprio e e) análise do conteúdo temático das cartas por meio de inferências. Exploramos a análise documental proposta por Cellard (2008) e a análise de conteúdo temática de Bardin (1977). Como resultado, observamos a relação que as crianças estabeleceram com os objetos do circuito expositivo e reserva técnica do Museu da Farmácia e da trilha realizada no Parque Estadual do Itacolomi, sua construção de sentidos a respeito do patrimônio científico, dos usos terapêuticos de produtos naturais, medicamentos e plantas medicinais, aspectos do desenvolvimento do conhecimento farmacêutico e sua relação com o patrimônio natural. O estudo das cartas envolveu também a reflexão sobre o papel educativo dos museus e a importância da articulação da comunicação museológica com propostas educativas, com foco o voltado para a presença das crianças no ambiente museológico.
Resumen en ingles
Observing the educational activities carried out at the Pharmacy Museum of the Universidade Federal de Ouro Preto between the years 2015 and 2018, this work was intended to analyze one of the products of the educational activity “Museum: School, education and health”. Among the materials produced and archived in the museum, we selected as a research corpus a set of 15 letters written by children for the museum team after the completion of the activities that integrated the educational actions in the year 2017. The main objective of this work was the realization of an exploratory study about this set of letters, in order to analyze how objects and knowledge appear in the context of these productions. The methodology was carried developed in stages: a) theoretical foundation of the work; b) technical visit to the museum for data collection; c) exploration of the material through comprehensive reading; d) organization and systematization of the data in a specific framework and e) analysis of the thematic content of the letters by means of inferences. We explored the documentary analysis proposed by Cellard (2008) and the thematic content analysis by Bardin (1977). As a result, we observed the relationship that the children established with the objects of the exhibition circuit and technical reserve of the Pharmacy Museum and the trail held in the Itacolomi State Park, their construction of meanings regarding the scientific heritage, the therapeutic uses of natural products, medicines and medicinal plants, aspects of the development of pharmaceutical knowledge and its relationship with natural heritage. The study of the letters also involved reflection on the educational role of museums and the importance of articulating museological communication with educational proposals, focusing on the presence of children in the museum environment.
Palabras clave en portugues
Museu da FarmáciaAção Educativa
Cartas de Crianças
Objetos de Museu
Divulgação Científica
Palabras clave en ingles
Pharmacy MuseumEducational Activities
Children's Letters
Museum Objects
Science Communication
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