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RECURSOS EDUCACIONAIS PARA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE CUIDAM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS: UM OVERVIEW
Recursos educativos para capacitación de cuidadores para niños con discapacidades: una visión general
Crianças com deficiência
Transtornos de Neurodesenvolvimento
Titulo alternativo
Educational resources for training of professionals caring for children with disabilities: an overviewRecursos educativos para capacitación de cuidadores para niños con discapacidades: una visión general
Autor
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias de Saúde. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias de Saúde. Brasília, DF, Brasil.
Ministério da Saúde. Departamento de Assistência Farmacêutica. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Fiocruz de Governo. Diretoria. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias de Saúde. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias de Saúde. Brasília, DF, Brasil.
Ministério da Saúde. Departamento de Assistência Farmacêutica. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Fiocruz de Governo. Diretoria. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias de Saúde. Brasília, DF, Brasil.
Resumen en portugues
O setor saúde lida com desafios para capacitar profissionais que cuidam de crianças com deficiências e que apresentammúltiplas necessidades,as quais perpassam tanto o desenvolvimento infantil como o apoio às famílias. Este overview descreve os recursos de capacitação de profissionais da saúde, educação e assistência social que cuidam de crianças de 0 a 12 anos com transtornos do neurodesenvolvimento. Foram utilizadas, em maio de 2018, as bases PubMed, Embase, Cochrane Library, CRD, Web of Science, Campbell Collaboration, Health System Evidence, Epistemonikos e Instituto Joanna Briggs. Os estudos incluídos tratavam de processos de formação e modalidades de educação à distância, presencial ou ambas. Nas 23 revisões selecionadas, foram identificados recursos educacionais como: treinamento em serviço; softwares para educação à distância; normatizações e guias de trabalho; ferramentas de avaliação. Poucas iniciativas promoveram práticas interdisciplinares.
Resumen en ingles
The health sector has challenges to train professionals who take care of children with disabilities and have multiple needs that cover both child development and support for the families. This overview describes the training processes of education, health and social care professionals who care for children aged 0-12 with neurodevelopmental disorders. The pubmed, Embase, Cochrane library, CRD, Web of science, Campbell collaboration, Health System Evidence, Epistemonikos and Joanna Briggs Institute Databases were used in may 2018. The included studies dealt with training processes and modalities of distance education, classroom attendance or both. In the 23 selected reviews, educational resources were identified as: in-service training (courses); software for e-learning; standards and guide for practices; assessment tools. Few initiatives have promoted interdisciplinary practices.
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El sector de la salud tiene desafíos en la capacitación de profesionales que atienden a niños con discapacidades y que tienen varias necesidades, cubriendo tanto el desarrollo infantil como el apoyo a las familias. Este overview describe los procesos de capacitación de los profesionales de la educación, la salud y la atención social que atienden a niños de 0 a 12 años con trastornos del desarrollo neurológico. En mayo de 2018 se utilizaron las bases de datos Pubmed, Embase, Cochrane Library, Crd, Web Of Science, Campbell Collaboration, Health System Evidence, Epistemonikos Y Joanna Briggs Institute. los estudios incluidos trataban sobre procesos de capacitación y métodos de educación a distancia, en persona o ambos. en las 23 revisiones seleccionadas, los recursos educativos se identificaron como: capacitación en el servicio; software para capacitación a distancia; normas y guías de trabajo;herramientas de evaluación. pocas iniciativas han promovido prácticas interdisciplinarias.
Palabras clave en portugues
Capacitação profissionalCrianças com deficiência
Transtornos de Neurodesenvolvimento
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