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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/47339
MATERNIDADE CONECTADA: UM ESTUDO SOBRE O USO DE REDES SOCIAIS NA PROMOÇÃO E APOIO AO ALEITAMENTO MATERNO
Maternidade
Apoio Social
Rede Social
Política Pública
Narrativas Pessoais como Assunto
Pesquisa Qualitativa
Epidemiologia Descritiva
Belo, Thayene Velasco de Oliveira | Date Issued:
2020
Alternative title
Connected maternity: a study on the use of social networks in promoting and supporting breastfeedingAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os baixos índices de amamentação exclusiva sugerem uma falta de estrutura e
integração de políticas de apoio efetivos para que a mulher tenha condições de iniciar e continuar
a amamentação. Faz-se necessário o estabelecimento de medidas para estimular o aleitamento
materno, bem como orientar amãe e sensibilizar a sociedade.Ao considerar a amamentação como
fenômeno social é fundamental compreender que vivemos uma era em que a influência da cultura
digital sobre os comportamentos adotados pela sociedade é inegável. Questionamos se os
serviços de saúde suprem as necessidades das mulheres no que se refere ao apoio e informação
para amamentação e se as redes sociais estão ocupando um lugar de suporte de vivências,
assumindo um papel de agentes de promoção do aleitamento materno. Desta forma, o objetivo do
estudo foi analisar o papel dasredessociais virtuais no processo de apoio ao aleitamento materno.
Escolhemos a rede social Instagram como campo de pesquisa. Elegemos como proposta
metodológica o uso da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, traduzido através de
Representações Sociais. Foram reveladas seis Representações Sociais sobre as dificuldades e
desafios de amamentar, a falta de apoio no contexto familiar, no âmbito da saúde, do trabalho e
entornossociais. Nas essências descritivas das Representações Sociais encontradas, destacou-se
o movimento destas mulheres para a superação das dificuldades do início da amamentação; o
reconhecimento da necessidade do apoio dos profissionais de saúde no processo de aleitamento
materno; o conflito no planejamento do retorno às suas atividades profissionais; os sentimentos
de frustração acerca dos desafios para seguir com amamentação bem como os sentimentos de
realização ao conseguirem amamentar e, por último, as reflexões sobre a importância do apoio
social e da informação para garantia de uma boa amamentação. A falta de apoio atravessou
diversos relatos como o principal entrave ao processo de amamentação. Desde comentários e
palpites negativos com relação ao leite materno, à falta de legislação que garanta os direitos
básicos para mulheres retornarem ao trabalho com segurança e manutenção da amamentação; o
apoio integrado demonstrou ser fundamental nos processos que transpassam o fenômeno de
amamentar. As necessidades expressas pelas mulheres representam um desafio para revisão das
práticas dos envolvidos na promoção, proteção e apoio à amamentação; portanto, os serviços de
saúde deveriam prover ações baseadas na percepção das mulheres, na parceria com sua rede
familiar e integração com os aparelhos sociais disponíveis.
Abstract
The low rates of exclusive breastfeeding suggest a lack of structure and integration of
effective support policies so that women are able to initiate and continue breastfeeding. It is
necessary to establish measures to encourage breastfeeding, as well as guide the mother and
raise awareness in society. When considering breastfeeding as a social phenomenon, it is
essential to understand that we live in an era in which the influence of digital culture on the
behaviors adopted by society is undeniable. We question whether health services meet the needs
of women with regard to support and information for breastfeeding and whether social networks
are occupying a place to support experiences, assuming a role as agents to promote
breastfeeding. Thus, the objective of the study was to analyze the role of virtual social networks
in the process of supporting breastfeeding. We chose the social network Instagram as a research
field. We chose as a methodological proposal the use of the Collective Subject Discourse
technique, translated through Social Representations. Six Social Representations were revealed
on the difficulties and challenges of breastfeeding, the lack of support in the family context, in
the scope of health, work and social environments. In the descriptive essences of the Social
Representations found, the movement of these women to overcome the difficulties of starting
breastfeeding was highlighted; the recognition of the need for support from health professionals
in the breastfeeding process; the conflict in planning to return to their professional activities; the
feelings of frustration about the challenges to continue breastfeeding, as well as the feelings of
accomplishment in being able to breastfeed and, finally, reflections on the importance of social
support and information to guarantee good breastfeeding. The lack of support crossed several
reports as the main obstacle to the breastfeeding process. From negative comments and hunches
regarding breast milk, to the lack of legislation that guarantees basic rights for women to return
to work safely and maintaining breastfeeding; integrated support proved to be fundamental in
the processes that go through the breastfeeding phenomenon. The needs expressed by women
represent a challenge for reviewing the practices of those involved in promoting, protecting and
supporting breastfeeding; therefore, health services should provide actions based on the
perception of women, in partnership with their family network and integration with available
social devices.
DeCS
Aleitamento MaternoMaternidade
Apoio Social
Rede Social
Política Pública
Narrativas Pessoais como Assunto
Pesquisa Qualitativa
Epidemiologia Descritiva
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