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PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE OS PROBLEMAS BIOÉTICOS RELACIONADOS AO FIM DE VIDA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Cuidados Paliativos
Atenção Primária à Saúde
Educação Médica
Coleta de Dados
Análise de Dados
Morte
Letícia, Campos Barros | Fecha del documento:
2021
Titulo alternativo
Perception of medical students about bioethical problems related to the end of life in primary health careAutor
Director
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
O Brasil vivencia uma transição demográfica e epidemiológica, com envelhecimento populacional e aumento das doenças crônicas não-transmissíveis. A formação em medicina deve contemplaraspectos de bioética e de cuidados paliativos,demodoque o formando esteja apto para cuidar de todas as dimensões que esses atendimentos requerem. A Atenção Primária à Saúde, devido aos seus atributos essenciais e secundários, é considerada como o melhor nível de atenção para a prestação dos cuidados paliativos. Porém, a APS enfrenta problemas como carência de medicamentos e insumos, dificuldades na articulação com outros níveis da rede edéficit de profissionais qualificados para os cuidados paliativos. Para a resolução deste último, aposta-se na formação continuada dos profissionais e na integração de disciplinas relacionadas nos currículos de graduação e pós-graduação. A inclusão desses temas de forma transversal na matriz curricular pode proporcionar uma aprendizagem significativa por meio de metodologias ativas, em alinhamento com a filosofia dos afetos de Spinoza. Dessa forma, tenciona-se chegar mais próximo do modelo de egresso proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN): um profissional com competências críticas, reflexivas, éticas e humanísticas. Assim, os objetivos deste estudo foram investigar a abordagem das questões bioéticas atinentesa os cuidados paliativos na Atenção Primária à Saúde em uma escola médica do estado do Rio de Janeiro, identificar o grau de conhecimento dos discentes sobre os conceitos de Bioética relacionados ao fim de vida e descrever os problemas bioéticos relacionados ao fim de vida identificados pelos discentes quando em prática na atenção primária à saúde. Quanto à metodologia, fez-se um estudo de natureza quanti-qualitativa por meio da aplicação de um questionário, cujas respostas foram analisadas pela Técnica de Análise de Temática de Conteúdo de Bardin; também se analisou o Projeto Político Pedagógico do curso. Alguns resultados obtidos foram: o eixo integrador de Desenvolvimento Ético, Humanístico e Social possui uma carga horária muito baixa em comparação com os outro eixos; as teorias bioéticas não parecem ser abordadas de forma transversal ao longo do curso; a análise do desenvolvimento de tais competências encontra-se disposta de forma vaga no PP do curso; os conceitos de ética, bioética e cuidados paliativos não foram unânimes entre os alunos. É preciso fomentar a discussão dos aspectos bioéticos na prestação dos cuidados paliativos na APS, entendendo que este é um problema crescente e muitas vezes invisível até para os profissionais de saúde.
Resumen en ingles
Brazil is going through a demographic and epidemiological transition, with an aging population and anincrease in chronic non-communicable diseases. Medical training should include aspects of bioethics and palliative care, so that the trainee is able to take care of all the dimensions that these services require. Primary Health Care, due to its essential and secondary attributes, is considered as the best level of care for the provision of palliative care. However, PHC faces problems such as a lack of medicines and supplies, difficulties in articulating with other levels of the network and a shortage of qualified professionals for palliative care. For the resolution of the latter, we bet on the continued training of professionals and the integration of disciplines on the subject in the undergraduate and graduate curricula. The inclusion of these themes across the curriculum can provide meaningful learning throughactive methodologies, in line with Espinosa's philosophy of affections. Thus, we intend to get closer to the egress model proposed by the National Curriculum Guidelines (DCN): a professional with critical, reflective, ethical and humanistic skills. Thus, the objectives of this study wereto investigate the approach to bioethical issues related top alliative care in Primary Health Care at a medical school in the state of Rio de Janeiro, identify the degree of knowledge of students about the concepts of Bioethics related to the end of life and describe the bioethical problems related to the endof life identified by the students when in practice in primary health care. As for the methodology, it was a study of a quantitative and qualitative nature, which was carried out through the application of a questionnaire that had its responses analyzed by the Bardin Content Thematic Analysis Technique.The Political Pedagogical Project of the course was also analyzed. The results obtained were: the integrating axis of Ethical, Humanistic and Social Development has avery low workload compared to the other axes; bioethical theories do not seem to be approached across the course; there is no workload at the boarding school for disciplines related to the topic; the analysis of the development of such competencies is found in a vague way in the PP of the course; the concept of palliative care is still poorly understood, as well as for whom it is intended. It is necessary to encourage the discussion of bioethical aspects in the provisionof palliative care in PHC, understanding that this is a growing problem and often invisible even to health professionals.
DeCS
BioéticaCuidados Paliativos
Atenção Primária à Saúde
Educação Médica
Coleta de Dados
Análise de Dados
Morte
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